A comunidade portuguesa na Bélgica foi convocada para assistir, na Sala Damião de Góis - Embaixada de Portugal, em Bruxelas, à inauguração de um novo serviço que permite uma maior aproximação entre o cidadão e Administração Pública.

Depois das boas-vindas e dos agradecimentos proferidos pelo anfitrião, Sr. Embaixador António Alves Machado, deu-se início à cerimónia de inauguração, do novo “Espaço do Cidadão”, que passa a funcionar nas mesmas instalações dos Serviços Consulares existentes. E que resulta da política de modernização dos postos Consulares, desenvolvida e adaptada com o reforço de novos meios.

Usaram da palavra, respectivamente, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro e o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que deixaram, respectivamente, oportuna nota explicativa sobre aquilo que consideram ser, “ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão e de acesso a inúmeros serviços de Administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público”.

A criação desta nova estrutura tinha sido prometida, para Bruxelas, em Junho de 2016, aquando da inauguração da mesma iniciativa em Paris. São Paulo e Bruxelas são, as outras duas capitais que já usufruem desta mais valia na prestação de serviços e afins.

A próxima inauguração vai ter lugar em Londres, passando assim para quatro, as cidades com esta adaptação e modernização, que simplifica e aproxima os cidadãos da Administração central. Foi considerado “um dia feliz” para a comunidade portuguesa na Bélgica; esperamos que o seja de facto, também pela sua localização e pela sua diversidade.


Pub