SARRABULHO JUNTA CENTENAS EM PONTE DE LIMA E CÓRSEGA (FRANÇA)

ID:N°/ Artigo: 3321
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Arroz de Sarrabulho, ou Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, é motivo para uma Feira do sector da restauração este fim de semana em Ponte de Lima, evento que vai já na sua 11ª edição, organizada pelo município local.

Desde o jantar desta sexta – feira, até ao almoço de Domingo, no pavilhão Expolima ou nos restaurantes aderentes, na vila e algumas freguesias limítrofes, designadamente as de Arcozelo, Correlhã, Feitosa, Ribeira, o Sarrabulho de Ponte de Lima é ementa obrigatória!

Centenas de lugares estão disponíveis para os comensais amantes do prato típico local, iguaria que a partir de 1860 entrou no circuito comercial, através de cardápio no extinto Restaurante Clara Penha, a que se seguiram outros.


Cozinheiras e Chefs experientes preparam assim a partir de hoje esse manjar minhoto, português, Limiano, como que numa homenagem ao mundo rural, ao agricultuor, que desde a criação de suínos e bovinos, galináceos e outros produtos, escoam a sua produção localmente. A tudo juntam-se segredos e sabores, gostos e apetite, por isso o Arroz de Sarrabulho é considerado um banquete em tempos de Inverno, mas que face á sua promoção e procura, desde há uns tempos, que todo o ano ele está disponível em restaurantes recomendados!

Por isso, caro amigo, venha até Ponte de Lima, reserve ou aguarde pela sua mesa, para provar (ou repetir) uma referência na gastronomia de Portugal, considerada uma receita típica da Europa em 2014.
Mas, para além da sua origem, o pitéu limiano é já razão para ser confecionado em convívios de familiares e amigos, como vai acontecer este domingo, a 1900 quilómetros de distância.

Referimo-nos ao evento que vai juntar a comunidade portuguesa radicada na Córsega, por iniciativa do Rancho Folclórico local. A sua presidente da Direcção, Clara Fernandes, natural de Refóios de Lima, vai cozinhar a iguaria que “ levou” na bagagem quando para lá emigrara!

Na capital, Ajaccio, que dista quatro centenas de quilómetros da costa francesa – Marselha – vão sentar-se uma centena e meia de apreciadores do Sarrabulho de Ponte de Lima, pois a organização, pelo terceiro ano consecutivo, escolheu como ementa um prato da cozinha portuguesa, associando-se assim à sua divulgação na diáspora.

 


RECOMENDADOS PARA SI