LusoProdutions – asbl prossegue o seu empenho a divulgar e promover a Comunidade portuguesa na Bélgica, no seu tecido empresarial, cultural, gastronómico, desportivo… Nesse sentido fazemos aqui a publicação de um bom testemunho escrito e assinado pelo amigo Paulo Tomaz, uma boa referência da gastronomia e dos valores de Portugal na Bélgica.

Pub

Nasci em Lisboa a 14/06/1966. Em 1968 os meus pais levaram-me para a Bélgica. Em 1973 abriram um restaurante -  junto a uma bomba de gasolina e oficina mecânica - que com o tempo  foi uma referencia da gastronomia portuguesa na Bélgica, sendo o único naquela altura a estar referenciado em vários guias gastronomicos tal como, o Gault et Millau, Bruxelles Gourmand… Ao comando da cozinha estava a minha mãe. Fiz estudos de mecanica por gosto, mas também para fugir aos horários complicados da restauração. Mas nada a fazer, já cá estava o bichinho da gastronomia e produtos de qualidade…

Nos anos 80 trabalhei em vários restaurantes: italianos e belgas, onde aprendi a arte e o trabalho profissional de sala e de bar guardando sempre, um olho atento na cozinha. Um dia por desafio com um cliente que tinha que realizar um evento, fiz a proposta de lhe realizar todos os preparativos em frente aos clientes (preparação dos aperitivos com decoração elaborada), o que se chama hoje em dia o "show cooking"...

A partir desse momento realizei que tinha paixão pelo trabalho de cozinha. Em 1994 realizei o sonho de ter a minha própria loja de “Traiteur” (Catering) Saint Adrien, o que me deu oportunidade de ganhar experiência na preparação de todo o tipo de fabricação de pâtés, enchidos, aves e viado, com um departamento especializado em Marisco. Realizamos imensos eventos para clientes como: ICEP, o Primeiro-ministro, a rainha… Conseguimos levar a gastronomia portuguesa junto da Belga e francesa num excelente patamar, sempre de qualidade e bom serviço.

Em 1999, voltei-me para outros desafios ficando com a gerência do Centro Galego de Bruxelas, na Tentation, uma sala fantástica de 2000m2 onde conseguimos realizar concertos como o da Mariza, onde também se lançou a moda da Salsa na Bélgica e onde continuamos a associar a cozinha galega, belga e francesa, com a Portuguesa e tudo acompanhado com vinhos de Portugal e claro doutros países.

Em 2008 outro passo! Fiquei com a gerência do BRYC (Brussels Royal Yacht Club), eventos e gastronomia sempre de atualidade.

Neste momento sou administrador da Fédération Horeca Bruxelles, da Camara de Comércio Belgo-Portuguesa, do Lions Club, participo ainda em jantares da Academia do Bacalhau, do jury da escola hoteleira Ceria, Institut Emile Gryzon e Académie Culinaire de France (BENELUX) onde os vinhos portugueses já estão a acompanhar as refeições de gala.

Consegui pôr a qualidade dos vinhos de Portugal no Centro de Formation Horeca Bruxelles com o apoio da Vini Portugal.

Tenho 2 empresas uma em Portugal outra na Bélgica, faço consultoria no setor da Horeca e realizo eventos, com o objetivo de pôr a gastronomia Portuguesa e Belga servida com vinhos portugueses. Ultimamente organizei um evento com colaboradores, para a Libre Belgique onde o Bar de Ostras estava acompanhado com um Ceviche Peruviano de Vieiras a la plancha, bacalhau espiritual, presunto de Lamego fatiado à mão, chouriço assado, boulets à la Liégeoise e muitas mais especialidades, tudo acompanhado com Alvarinho, vinhos do Alentejo e do Douro e a jinjinha de Óbidos.

Em breve uma novidade, será, um sommelier a dar explicações sobre os vinhos de Portugal nos eventos.

Paulo Tomaz

Pub

Pub


Pub