Das margens do Tejo para o mundo, nasceu “O Ribatejo”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O grupo etnográfico “O Ribatejo”  nasceu em 2014 em Bruxelas com o objectivo de partilhar universalmente a cultura portuguesa, especialmente a cultura ribatejana.

“O Ribatejo” é composto por elementos dos 6 aos 60 anos, que têm em comum o amor  à dança, à música e ao folclore. Representam a região do Ribatejo, terra de touros, forcados e Campinos e mostram a quem assiste às suas actuações, um retrato vivo da vida no Ribatejo do início do século XX, através dos trajes, canções, danças e jogos tradicionais.

O Grupo Etnográfico “O Ribatejo”  tem efectuado no país e no estrangeiro diversas actuações em festas e festivais.
A forma como se apresentaram, como dançam e como actuam para os portugueses e estrangeiros, honram o nosso país, mostrando o que de melhor se faz em termos de folclore.

A Região do Ribatejo

A região do Ribatejo é uma província do centro de Portugal e abrange 17 dos 21 concelhos de Santarém (os outros 4 pertencem à Beira) e está dividida em três: Lezíria, Bairro e Charneca.
A Lezíria compreende a área de planície que é inundada pelo rio Tejo e terrenos adjacentes com excelentes pastagens para gado bovino e equino.

O Bairro surge na margem direita do Tejo, onde podemos encontrar belos olivais, vinhas e cearas.
A Charneca estende-se da margem esquerda do rio Tejo até ao Alentejo onde em certos locais podemos encontrar também o cultivo de cereais, vinha, bem como arroz.

Os seus habitantes dizem-se orgulhosamente "Ribatejanos" e é uma região conhecida pela cultura de cereais, bons vinhos, pelo  "fandango", touros, forcados e Campinos.
Os campinos ribatejanos da Lezíria e da Charneca usam como traje de gala, a camisa branca, colete encarnado, calças e capote azuis, meia branca e barrete verde com borda encarnada. Os campinos ribatejanos do Bairro usam como traje de gala: camisa branca, colete negro, calças e capote negros, meia branca e barrete negro.

Manuel Araújo
Jornalista colaborador
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Criança que perdeu os pais em França deve regressar "nos próximos dias" - Governo https://t.co/HfQeNOyb1N
LE: Braga e Guimarães tentam apuramento frente a emblemas históricos em crise https://t.co/LrreB0M1vJ
LE: Braga e Guimarães tentam apuramento frente a emblemas históricos em crise https://t.co/TCyZLGWU4k
Follow Jornal das Comunidades on Twitter