A comunidade Portuguesa em Bruxelas reuniu-se para comemorar o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Muitas centenas de Portugueses aceitaram o convite da Federação das Associações Portuguesas na Bélgica (FAPB) para a comemoração do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O evento decorreu no Parc Leopold. Diversas associações e entidades comerciais de produtos portugueses instalaram no local as tradicionais barraquinhas de “comes e bebes” que foram o ponto de encontro da maioria dos participantes que aproveitaram para ali almoçar e lanchar.

A sessão de abertura contou com a participação de diversas entidades oficiais Portuguesas e Belgas. De Portugal, o Senhor Embaixador António Machado e a Senhora Deputada à Assembleia da República Dra. Emília Cerqueira. Da Bélgica, o Burgomestre Philippe Close e Karine Lalieux «Echevine de la Culture, du Tourisme, des Grands événements et de la Propreté Publique», ambos da comuna de Bruxelas e, Bruno Joos de ter Beerst, Consul de Portugal em Ghent.

A festividade, que decorreu durante toda a tarde, foi muito diversificada. Depois de uma demonstração do Jogo do Pau/Esgrima Lusitana pelo Mestre Nuno Russo e Frederico Martins, a animação esteve a cargo de cantores de música popular - grupo Nova Era, Bruno Sequeira e Celina da Piedade; de grupos folclóricos representativos de várias regiões de Portugal – Emaús (Minho), Raízes de Portugal d’APEB (Ribatejo) e O ELVAS (Alentejo); e de fadistas – Andreia Rio e Duo Raposo.

Ao longo do dia a alegria, o entusiasmo e a vivacidade do povo Português excederam os limites da área reservada à festa e atraíram muitas pessoas de outras nacionalidades que se juntaram às danças e cantares.

Parabéns PORTUGAL!

Pub

Susana Xará
Author: Susana Xará
Colaboradora Convidada
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Susana Xará PerfilInfo

Artigos deste Autor: