A comunidade católica lusófona de Ixelles esteve mais uma vez em festa. 
Hoje, na igreja de Sainte-Croix, dez jovens da comunidade católica lusófona celebraram o sacramento da Confirmação – o Crisma.

A cerimónia foi presidida pelo Doyen Eric Vancraeynest e contou com a participação do Padre Roberto Oliveira (responsável pela comunidade católica lusófona de Ixelles) e dos convidados Padre Carlos e Padre Francisco. O grupo de jovens tem sido acompanhado pelas catequistas Maria do Rosário, Marylène e Ana Rita que tiveram a seu cargo a planificação e a organização da celebração.

Os jovens participaram nas leituras e após a homilia decorreu o rito da confirmação – composto por 4 períodos. Primeiramente a catequista Maria do Rosário apresentou individualmente os confirmados e transmitiu um voto personalizado, tendo em conta o percurso de cada jovem na catequese e o que deseja para cada um. De seguida os jovens fizeram a renovação das promessas baptismais respondendo, em conjunto com a assembleia, a questões colocadas pelo Doyen. Posteriormente decorreu a imposição das mãos (oração) e por fim o acto da crismação. Neste, os jovens dirigiram-se ao altar acompanhados pelos seus padrinhos e receberam do Doyen a unção com o Crisma.

A cerimónia foi animada pelo coro da comunidade.
No final da Eucaristia e em nome do grupo, a catequista Maria do Rosário enalteceu a presença do Doyen Eric a quem foi oferecida uma lembrança proveniente de Portugal - Madeira. Os pais dos jovens, representados por uma das mães, agradeceram o trabalho que as catequistas desenvolveram com os seus filhos.

A partir de hoje, o Edgar, a Inês, a Jéssica, o Leslie, a Kassandra, a Margarida a Mariana, o Stephan a Regina e a Tânia têm um vínculo mais forte à nossa Igreja e uma maior responsabilidade no testemunho da fé.

Os jovens, os pais e as catequistas estão de parabéns!

Pub
 

Susana Xará
Author: Susana Xará
Colaboradora Convidada
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Susana Xará PerfilInfo

Artigos deste Autor: