O 13 de Maio em Bruxelas

Foi mais um fim-de-semana de emoção para a comunidade católica Portuguesa em Bruxelas.

Na noite do dia 12, sábado, decorreu a procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima. Com início na igreja de Saint Gilles, juntou algumas centenas de pessoas predominantemente de origem Portuguesa. Durante mais de uma hora percorreu-se, em profunda oração, os quarteirões mais próximos da igreja. Alguns habitantes locais presenciaram este evento das janelas e varandas de suas casas. Na praça do mercado, entre cânticos comovedores, fizeram-se as preces finais e o emocionante adeus a Nossa Senhora. A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Bruxelas e acompanhada por diversos párocos locais, das comunidades Portuguesa e Belga.

Já no dia 13, domingo, na igreja Sainte-Croix (Flagey, Ixelles) comemorou-se o 13 de Maio e o Dia da Mãe na habitual Eucaristia da comunidade lusófona, presidida pelo Padre Roberto Oliveira. Durante a celebração, e em alusão aos pastorinhos de Fátima, três jovens da nossa comunidade distribuíram flores brancas a todas as mães presentes. Muitas destas foram depois oferecidas a Nossa Senhora cuja imagem tinha sido especialmente colocada no altar para esta celebração. Esta igreja tem, desde o ano passado, uma capelinha dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Nos próximos domingos terão lugar na igreja de Sainte-Croix três importantes eventos para a nossa comunidade católica:
20 de Maio - 1ª Comunhão 
27 de Maio - Crisma
3 de Junho - Comunhão solene.

A comunidade pretende aumentar os participantes nas leituras, no coro e na catequese. Caso esteja interessado em colaborar contacte-me.

Pub
 

Susana Xará
Author: Susana Xará
Colaboradora Convidada
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Susana Xará PerfilInfo

Artigos deste Autor: