NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi
Previous Next

2ndo Convívio Minhoto

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Realizou-se este dia 10 de maio, dia feriado na Bélgica o segundo convívio minhoto organizado pela associação Emaús de Bruxelas; em UCLE na IRSA.
O evento contou com cerca de duas centenas de participantes e com a presença de 3 ranchos

Interrogado sobre a razão para o convívio ser chamado de minhoto, visto terem participantes de todo o Portugal e estrangeiros; o Senhor Presidente António Gomes explicou que desde o inicio do rancho a base das danças eram oriundas do Minho.

Disse também que a única dança genuinamente portuguesa e sem nenhuma outra semelhante no mundo é o vira minhoto. Salientou a importância das comunidades para a manutenção das tradições e do folclore, porque enquanto no norte da europa o folclore é algo das classes mais abastadas; em Portugal e sobretudo na nossa diáspora é o povo que mantem viva a s nossas tradições.

Posteriormente falou do calendário com as próximas actuações, com uma agenda bem preenchida até ao final do ano; o que denota bem o empenho, profissionalismo e dedicação de todos os que estão envolvidos no rancho e na associação.

Os dois ranchos convidados vieram de Paris e estes eventos também servem para estreitar relações, esbater fronteiras e unir as nossas comunidades a residir em vários pontos da Europa, pois somos todos portugueses. A animação musical esteve a cargo das Top Dance.

Um bom momento.

Pub
 

Victor Alves Gomes
Colaborador | convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Últimos Tweets

Visitas a Ponte de Lima e Vila Verde https://t.co/qiUsHMD3zz
Dezenas de mortos em colapso de viaduto em Génova - serviços de emergência https://t.co/V1NP12KnPk
Migrações: Portugal vai receber 30 migrantes de navios humanitários https://t.co/gd1vwOm25H
Follow Jornal das Comunidades on Twitter