Na chamada Capital da Europa, entre a Grand-Place e o Manneken Pis, Portugal foi por cerca de 2 horas o centro de atenção de muitos turistas e cidadãos. Celebrou-se mais uma vez o 25 de Abril, num evento a cargo da Associação EMAUS de Bruxelas (http://elodigital.be/).

Depois de uma curta actuação na Grand-Place, o Rancho Folclórico da associação desfilou até um dos mais emblemáticos locais da cidade – o Manneken Pis. Desde manhã cedo a atractiva estátua envergava o traje típico da região Minhota (e que bem lhe fica!).

Segundo o Presidente da Associação EMAUS esta celebração já se repete desde 2007 e teve como objectivo unir a comunidade Portuguesa à comunidade Belga. Conta sempre com a presença do Senhor Embaixador de Portugal e de representantes da Câmara de Bruxelas. O traje Minhoto do Manneken Pis foi confecionado por uma emigrante Portuguesa que tem hoje 73 anos.

Já no local da estátua e após as intervenções das entidades oficiais, o rancho folclórico fez então a sua principal actuação – para deleite dos turistas que tanto ansiavam a oportunidade de registar este momento nas suas máquinas fotográficas. Esta actuação encerrou com o Hino de Portugal, sendo visível em vários rostos um sorriso apertado de emoção e até algumas lágrimas. A celebração ficou completa com a habitual degustação de Vinho do Porto.

Foi sem dúvida um momento único, que ficará certamente na memória dos muitos participantes que tardaram a abandonar o local.
O traje minhoto do Manneken Pis terá depois regressado ao seu Museu, onde pode ser visitado. Em breve começam os preparativos para a celebração do próximo ano, sempre com Portugal no coração.

Pub

Susana Xará
Author: Susana Xará
Colaboradora Convidada
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Susana Xará PerfilInfo

Artigos deste Autor: