NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi
Previous Next

FESTA SOLIDÁRIA SGBS GE GUINÉ BISSAU

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A SGBS GE Solidarité, organizou no dia dia 14 de Abril de 2018, em Genebra– Suiça, uma Grande Festa Solidária para angariação de fundos para apoio à escola Guineense « A Chave do Futuro » e simultânemamente de homenagem à Mulher da Guiné Bissau.

Depois das palavras de boas vindas do Presidente da Associaçâo Carlos Biague, na abertura da Festa, ouvimos as palavras do seu vice-presidente Umaro Balanto Baio que explicou o propósito desta festa angariando fundos para as crianças que sofrem e estão desprotegidas no seu País que atravessa dificuldades económicas mas com um povo humanamente rico.

Salientou que pretendem trabalhar para o bem estar do seu País mas ressalvou a importância de mostrar que a Guiné Bissau está conectada com os outros Países de expressão Portuguesa que « a história já harmonizou ».

De seguida, o Exmo Senhor Embaixador da República da Guiné Bissau que veio expressamente da Bélgica sendo também o representante da Guiné Bissau junto da União Europeia, Dr Apolinário Mendes de Carvalho,cumprimentou os presentes, e salientou a importância deste acto de solidariedade. » Construir uma escola é educar uma geração. Que continuem a trabalhar que cada um e todos são importantes. » Referiu que esta sua primeira visita a Genève coincidiu com este evento e que desenvolve um contacto de proximidade.

Pretende um ambiente solidário e fraterno e que se desenvolvam dinâmicas que permitam uma comunidade guineense mais activa, melhor assistida e mais protegida. Salientou que a Guiné atravessa problemas sérios mas convida a comunidade guineense a mostrar a sua resiliência política, sendo a sociedade a resolver os seus problemas. A crise provoca muitos problemas mas que tem de ser usada para melhorar e não para cair, usando-a para fazer melhoramentos, reformas e mudar a forma de ser Guineense no País e no mundo. « A Guiné Bissau continuou a parir Filhos da Paz .»

Terminou a sua intervenção agradeçendo à Suiça e disse ser importante, que os Guineenses saibam dizer obrigado à terra que os acolhe. Que « é importante saber dizer « Obrigado » a quem lhes dá acolhimento, emprego, formação e oportunidades ».

Enquanto presidente da Associação Mulher Migrante, agradeci o honroso convite aos irmãos da Guiné Bissau, seus convidados e Exmo Sr Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho, como « convidada de honra » dando os parabéns pela iniciativa e falando naturalmente sobre a importância de celebrar a Mulher e lembrar que mais do que festejar as vitórias, devemos consciencializar-nos todos dos problemas que as Mulheres enfrentam em todo o Mundo e da enorme necessidade de estarmos unidas. Que sózinhas somos vulneráveias mas juntas somos muito fortes e precisamos estar unidas.

Referi o facto de não considerar que ser feminina se contrapõem a ser feminista. Somos Mulheres inteiras e defendemos acérrimamente o nosso direito à igualdade de oportunidades.

Estamos fartas do uso e abuso do poder e da discriminação sobre todas as formas. Acreditamos na mudança e na importância da capacidade e energia femininas para a concretização da mesma e precisamos valorizá-la. Terminei dizendo que acredito que estamos todos juntos nesta luta contra a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Seguiu-se a intervenção da representante da Associação Moçambicana, Minay Nazaré, que agradeceu o convite em nome do seu Presidente e reforçou a importância da união de todos e de projectos conjuntos.

A Festa decorreu em ambiente festivo com amigos dos vários países lusófonos ali presentes, com música de Rui Sangara e Nelcia Baldé e Dj Johnny, músicos vindos para a ocasião. Após o jantar, com comida tradicional, finalizaram em termos de gastronomia, com uma canja bem picante à moda da Guiné. Só os fortes a conseguem comer, lhes garanto ! O evento foi todo registado pelo jornalista da Guiné Bissau a residir em Inglaterra, Armando Conté, muito popular entre toda a comunidade e que se manteve em excelente ambiente das 21.00 horas às 05.00 da manhã .

Pub

Ana Casanova
Author: Ana Casanova
Colaboradora / Correspondente
Pode ler mais sobre este colaborador
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto : Ana Casanova Perfil: Info

Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
16
17
18
20
23
24
26
27
29

Últimos Tweets

O centro de Bruxelas vestiu-se de Portugal https://t.co/Mj7Q9fISAL
I Love Portugal - Gosto de Portugal https://t.co/gorI82Zu2q
O trumpismo dos jovens lusodescendentes nos Estados Unidos https://t.co/dkBLODMQaM
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter