Apresentação Oficial do Jornal Luso.eu
Luso Productions e LP-PCL Promotion de la Culture Lusophone-ASBL

O salão da Maison de Quartier Malibran, em 1050 Bruxelles, foi o local escolhido para apresentar oficialmente o Jornal Luso.eu que inclui a LusoProductions e a LP-PCL-asbl. Com a presença das entidades oficiais e do corpo diplomático, assim como de outros convidados do movimento associativo, do Parlamento europeu, dos empresários na Bélgica e outros, bastantes elementos representativos da sociedade civil. Num ambiente e cenário condizentes deu-se início à sessão de apresentação
, moderada por Joaquim Pinto da Silva.

Usaram da palavra, o Sr. Embaixador de Portugal na Bélgica, António Alves Machado, que teceu rasgados elogios ao mentor da iniciativa e seus colaboradores mais próximos. Desejou ainda as melhores venturas a este ambicioso projecto, que tem tudo para prosseguir um caminho de êxito, dignificando a comunidade que somos; que reforça e promove a imagem de Portugal e dos portugueses, aqui no coração da Europa, espelho do Mundo.

Seguiram-se, no uso da palavra, os eurodeputados presentes: José Manuel Fernandes do PSD; Miguel Viegas do PCP; Marisa Matias do BE. Todos foram unânimes nos elogios e nas referências que aludiram sobre a importância de tão significativo trabalho de projecção e promoção daquilo que somos e temos. Das suas palavras, que não eram frases feitas, ficou assente a vontade expressa de uma colaboração regular com esta nova ASBL e cujos objectivos enobrecem, promovem e incentivam a comunidade portuguesa na Bélgica e sociedade de acolhimento; na sua diversidade cultural, económica e social. Foram mensagens muito oportunas e que devem levar a um envolvimento e compromisso comum. Todos juntos somos de facto mais eficientes na defesa e na promoção daquilo que estimulamos como objectivos, através deste árduo e pertinaz trabalho.

Os efusivos aplausos às intervenções feitas, certificavam essa vontade de prosseguir um caminho que só é possível se houver esse espírito de entreajuda, esse envolvimento colectivo, essa determinação, que todos expressaram com tanto brilhantismo. Assim o espera e deseja quem delineia e concretiza de forma pujante e audaz, com bravura e ambição. Foi isso mesmo o que se ouviu do Tony da Silva, quando no seu discurso final se dirigiu aos oradores e demais assistência; nos agradecimentos e na promessa de cumprir, com intransigência, as suas acrescidas responsabilidades. Podemos contar com a sua experiência e capacidade inovadora, em estreita colaboração com o dinamismo da sua equipa de trabalho. Também poderá contar com o apoio de todos, tal como foi várias vezes referido nas mensagens que nos deixaram os distintos intervenientes.

Esta é uma nova etapa na, já longa história, do trabalho informático realizado pelo Tony da Silva. Esta é uma exigência dos novos tempos e dos desafios inerentes a uma sociedade em constante movimento e mudança. Este é um trabalho que nos dignifica e promove. Este é o momento de consagração que certifica a vontade, o talento e a perseverança, de alguém que acredita no que faz. Persistente e talentoso, não exclui nada nem ninguém. Espera, isso sim, maior intercâmbio na informação e fornecimento de dados, mais qualidade nos serviços, mais atenção às questões relacionadas directamente com as pessoas. Controlar e administrar com eficiência o poderoso meio de comunicar, de informar e divulgar. Tudo indica que "não haverá machado que corte" toda essa determinação enraizada num excelente potencial humano.

Aquele feliz encontro que juntou boa parte das forças vivas da comunidade portuguesa na Bélgica, foi também arrimo a mais uma associação portuguesa, celebrada a preceito com a oferta de um copioso lanche cheio de cores, cheiros e sabores de Portugal. Relevante momento que permitiu a troca de contactos e o reforço de boas amizades. Parabéns por tão notável ocorrência, prezada, vivida e sentida por todos!   

Pub

 

António Fernandes
Colaborador
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: