NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi
Previous Next

DRESS A GIRL AROUND THE WORLD SUISSE – VESTIR UMA MENINA NO MUNDO

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O projecto solidário, Dress a Girl Around the World nasceu em 2009, nos EUA pelas mãos de Rachel Eggum-Cindar. Este projecto consiste em executar e distribuir vestidos, a meninas de países desfavorecidos sendo todo o processo feito de forma solidária, pois todo o material e trabalho é doado.

O número de intermediários no processo é o mínimo possível sendo os vestidos enviados por avião com as pessoas responsáveis que os entregam directamente, sejam particulares ou ONG’s, mostando através de vídeos e fotografias todos os envolvidos no processo.
O Dress a Girl Around The World chegou à Europa em 2016 pelas mãos de Vanessa Campos, que escolheu Portugal para viver e continuou a desenvolver o projecto como já o fazia na Flórida-EUA. A partir daí o projeto foi recebido de braços abertos espalhando-se por Portugal inteiro, traduzindo-se em mais de 5200 vestidos feitos num ano e tudo apenas graças à solidariedade genuína. O lema é vestir meninas no mundo fazendo-as acreditar que têm direito à Dignidade, Saúde, Alegria, Protecção e Amor e que em muitos lugares do mundo, existem pessoas que pensam nelas e que tentam de alguma forma mudar o rumo das suas vidas.

A 1 de novembro de 2017 com a colaboração da cidade de Genebra (apoio Antenne Sociale) que proporcionou um espaço todas as quartas-feiras das 17:30 às 20:30 no Quartier Jonction, 3 jovens Mulheres Portuguesas residentes em Genebra, Susana, Eliana e Filipa, as Embaixadoras do projecto Dress a Girl Suisse, deitam mãos à obra e abrem as portas à comunidade.Com máquinas de costura portáteis e restante material necessário, há sempre tecidos para cortar e vestidos para costurar. A juntar a cada vestido, uma cueca de algodão para cada menina.

O projecto fez eco e sete vestidos, serão oferecidos e pintados pela artista plástica Lena Gal, cujos tecidos e confeccão são do Designer António Coelho da Casa "Inspira Furor", em parceria.
O Atelier Matin Bleu, do estilista Emmanuelle Bronzino de Carouge- Genève, também ofereceu tecidos para o projecto assim como a Associação Tricots du Coeur que se juntou dando cuecas para juntar aos vestidos. Com enorme alegria, recebeu este projecto mais um donativo de mais de 50 metros de tecido, cuja doadora foi a Sra Fernanda Trindade, motivada pelos sorrisos de muitas meninas.Durante o penúltimo encontro, a Associação Mulher Migrante - Suiça, juntou-se ao Dress a Girl, doando tecidos, linhas, elásticos e cuecas.
Ao longo dos oito anos passados as conclusões tiradas são muito positivas. Em alguns países as ONG’s que trabalham com as comunidades no terreno, têm referido que o número de violações e raptos diminuiram, graças ao uso dos vestidos personalizados com a etiqueta do projecto, pois alertam para que aquela criança está protegida por uma organização.

Hoje, dia de encontro e véspera do Dia Internacional da Mulher, a Associação Mulher Migrante-Suiça marcou presença e celebrámos a elaboração do 100° vestido com um pequeno lanche e a notícia de que em Abril 100 meninas do Congo terão o seu vestido.
Se acredita que um gesto é mais do que apenas um gesto e que pode de alguma forma ajudar o próximo, com mais ou menos possiblidades, doando, executando, recorrendo à reciclagem de materiais, colabore. Seja parceiro e ajude a divulgar tão nobre projecto !

Pub
 

Ana Casanova
Author: Ana Casanova
Colaboradora / Correspondente
Pode ler mais sobre este colaborador
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto : Ana Casanova Perfil: Info

Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
8
11
13
14
15
18
19
20
21
22
23
24
25

Últimos Tweets

Tapetes floridos de Caminha em exposição https://t.co/dOZMSz7CUG
Argela recebe investimento de meio milhão de euros https://t.co/SPcOrn3dFe
From Vimeo
Acabei de carregar "Estreias 20 Junho" no #Vimeo: https://t.co/LItWCN5zQV
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter