No último sábado 16 de Fevereiro, teve lugar em Lambeth, no centro Wheatsheaf Community Hall, uma iniciativa que partiu do vereador e vice Mayor de Lambeth, Guilherme Rosa e que teve o apoio do grupo 'Lambeth For Europe'.

Lambeth é uma das áreas do Reino Unido onde a comunidade portuguesa tem mais expressão, nomeadamente em Stockwell, habitualmente designada por “Little Portugal” que no passado referendo relativo à permanência do Reino Unido na União Europeia, contou com um total de 78.6% de votos a favor.

No seguimento do referendo ocorrido em Junho de 2016, Matt Carr, jornalista e escritor britânico, lançou uma campanha nacional que inspirou a iniciativa “One day without us”. Está baseia-se numa greve nacional, que acabou por não ter a adesão esperada.

A iniciativa não constitui uma campanha contra o Brexit, pretende sim enaltecer o contributo da população emigrante no Reino Unido, decorrente da necessidade de uma resposta à imediata onda de discriminação, racismo e xenofobia que corre no Reino Unido após o resultado do referendo e que se concretiza num aumento exponencial de crimes de ódio.

Lib Peck, presidente da Camara de Lambeth demonstrou a sua preocupação em relação ao impacto do Brexit na comunidade Portuguesa. Impacto este que será bem mais sentido, caso esta onda de revolta obrigue à saída dos emigrantes de Lambeth, o que será certamente sentido no funcionamento dos serviços essenciais à comunidade. Neste sentido, a EDIL referiu a implementação de serviços de apoio à comunidade de modo a prestar apoio e esclarecer dúvidas que possam surgir com as alterações vindouras.

Guilherme Rosa referiu a “complacência” da comunidade portuguesa em relação ao Brexit e a necessidade de mobilizar a comunidade para uma participação cívica mais activa, bem como a importância de participar em mais eventos onde lhe seja possível a recolha de mais informação, sobretudo atendendo ao risco de uma eventual perda de direitos.

Alguns dos participantes da comunidade portuguesa referiram a dificuldade de viver no clima de incerteza gerado pelo Brexit e a duração das negociações. Para já, muitos referem não sentir grande impacto no seu quotidiano, mas ponderam uma eventual saída do país.
O “One day without us” teve dezenas de eventos a decorrer em todo o país centrando-se a maior concentração em Londres, junto a Westminster onde decorreram diversas actividades.

O evento contou com a participação de nacionais de outras comunidades e alguns cidadãos britânicos que vieram demonstrar a sua solidariedade para com a comunidade emigrante de Lambeth.

Pub
 

Author: Claudia Belchior
Jornalista | Colaboradora
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: