LIVRARIA PORTUGUESA
“La petite portugaise-asbl”

O passado dia 21 deste mês de Janeiro, ficou marcado por mais um feliz acontecimento cultural em Bruxelas.Com a sessão que apresentou a nova Livraria portuguesa na capital belga. Mesmo ao lado, onde outrora existia a UOPC conceituada livraria belga. Naquele recanto e aconchegado local já se respiram ares da lusofonia: através da fala, da escrita, da música, da história, da poesia, da nossa literatura...

Cerca de meia centena de pessoas responderam ao apelo e presenciaram tão importante momento de afirmação daquilo que somos e temos, através da arte e cultura, das letras e da história. Não sem emoção quando os dois convidados se pronunciaram sobre a principal figura que agora indica e identifica a nossa livraria.

As conversas em bilingue sobre Fernando Pessoa deram expressão máxima ao interesse e admiração pelo carismático personagem, “pesquisador da verdade nas suas múltiplas facetas”! E como foram sábias as palavras de Michel Chandeigne, edições Chandeigne-Paris, o tradutor, o intérprete e analista, o comentador conferencista e apaixonado pela lusofonia. Que brindou a numerosa assistência com a sua análise critica, um conhecedor e amante da nossa literatura, com especial ênfase para a vida e obra Fernando Pessoa.

Brilhante e perspicaz foi também a nossa compatriota, Dra. Maria Sofia Santos, Leitora de língua e literatura lusófona na ULB (Instituto Camões), que deu consistente realce à vida e obra do homem e poeta Fernando Pessoa. Uma apresentação de grande qualidade, cheia de talento e convicção, onde não faltou o bom humor e muita emoção.
No final, foi servido o tradicional “copo de água”, envolto de muitas conversas soltas! Bom momento; aqui fica o registo para a posteridade!

COLMATADA UMA LACUNA!
“Um café com Fernando Pessoa”

Depois de encerrada a famosa e dedicada Livraria Orfeu, que durante anos a fio nos serviu como espaço de cultura e animação, chegou o tempo de uma nova realidade, tão necessária como qualquer outro empreendimento, quiçá de uma acrescida importância para a comunidade que somos! La petite portugaise, veio colmatar assim uma lacuna existente, o que muito nos honra.

Estão assim lançadas as bases de uma infraestrutura com excelentes condições de poder exercer um bom trabalho de afirmação e promoção da nossa língua. Este é um espaço de todos nós, que nos identificamos e valorizamos o nosso património cultural. “No nosso espaço cultural todos são bem-vindos para falar português, trocar experiências, fazer perguntas e procurar respostas.” Autónoma e aberta às diferenças, deve exercitar o espírito de abrangência e motivação.

Tal como é denominada, não tem o intuito lucrativo, mas antes o desejo de manter aberto aquele espaço na base do intercâmbio e espirito benévolo. Está aberta a outras iniciativas culturais e/ou artísticas. Haverá, isso sim, esse espirito de generosidade e intercâmbio cultural, com destaque para a música, que se envolve de forma suave e serena no contexto e vocação da nova livraria.

Parabéns ao “pequeno grupo de amigos” que ousou dar o passo, no sentido de devolver à comunidade portuguesa na Bélgica aquilo que não tinha e tanta falta lhe estava a fazer! Um espaço próprio de afirmação cultural; de acolhimento e divulgação da nossa língua, nas suas diversas vertentes culturais. E onde haverá sempre um café com Fernando Pessoa!
Podemos acompanhar o seu programa e horários na página da internet: www.lapetiteportugaise.eu
Facebook: https://www.facebook.com/lapetiteportugaisebxl/                

Horário: Quartas, quintas e sextas: 12h00 – 15h00
Sábados e domingos: 11h00 – 15h00
Endereço: Chaussée de Wavre, 214B B-1050 Bruxelas

Pub
 


Pub