NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi

Prato Típico de Ponte de Lima desde 1860

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Prato Típico de Ponte de Lima desde 1860
CAFÉ PORTUGAL ORGANIZA PELA TERCEIRA VEZ ARROZ DE SARRABULHO

    O Café – Restaurante Portugal, gerência do amigo Albano Figueiredo, vai organizar pela terceira vez um Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima, ou Arroz de Sarrabulho, designação também utilizada para o distinguir das Papas de Sarrabulho, comuns em outros concelhos minhotos.
    O evento terá lugar num salão alugado para o efeito, pelas 19,30 h de Sábado, 3 de Fevereiro próximo. Para confecionar essa iguaria pontelimense, deslocam-se de Ponte de Lima, três das mais conceituadas cozinheiras nesse menú: D. Fátima Amorim (Restaurante Fátima Amorim), D. Goretti Bezerra (Sonho do Capitão) e D. Cassilda Quesado (Solar do Taberneiro).

    Mas, para garantir a autenticidade da receita típica, já referenciada em 1860, serão enviados de Portugal os ingredientes obrigatórios: belouras, tripa enfarinhada, chouriça sarrabulha, outra dita de carne, entre outros produtos. Ah! … e também vinho recomendado para acompanhar: tinto da casta Vinhão ou um maduro.
    As cozinheiras trazem a vontade de dedicar-se horas a fio na confecção do manjar para os apreciadores inscritos, para além de segredos transmitidos de gerações anteriores.

    Quanto a entradas, estão garantidas também outras especialidades de Ponte de Lima, da centenária família Borges da Correlhã (Minho Fumeiro) como o paio do lombo, presunto, salpicão e chouriça de carne. O programa deste ano, inclui animação musical, com uma Banda e uma fadista, que se desloca expressamente de Portugal. (Ver cartaz).

    Recorde-se, que o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima é ementa obrigatória nos principais restaurantes da sede do concelho e redondezas, principalmente ao fim de semana. Também, desde há uns anos a esta parte, por ocasião das Festas do Concelho / Feiras Novas, as centenas de tocadores de concertina de todo o Portugal, são também acolhidos com um Sarrabulho, da responsabilidade do Chefe Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, com sede na freguesia de S. Pedro de Arcos; igualmente, na Primavera, em data agendada com antecedência, o mesmo cozinheiro é responsável por esse menú para outros numerosos interessados: ciclistas de várias regiões do país em visita a Ponte de Lima com familiares e amigos, aquando da realização da – Descida ao Sarrabulho – um passeio de bicicleta pelo concelho, organizado pelo clube batotas (BTT), que este ano, além de portugueses, juntou inscrições de Espanha e Luxemburgo.

    Portanto, quem gosta, volta, ou, quem deseja experimentar, está na hora de se inscrever no Café Portugal para o repasto dum fim de semana diferente na capital da Bélgica.

Pub

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Últimos Tweets

Momentos https://t.co/8XJ0E0MF4a
La petite portugaise asbl https://t.co/GKWPejnbOW
Os investimentos dos empresários da diáspora em Portugal https://t.co/VsHCXXS8Ai
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter