Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Rodrigo da Costa eleito Diretor Executivo da Agência Europeia do Sistema Global de Navegação por Satélite

ID:N°/ Texto: 5857

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O português Rodrigo da Costa foi hoje eleito, por unanimidade, para o lugar de Diretor Executivo da Agência Europeia do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA), sedeada em Praga. O Governo português expressa a sua grande satisfação com esta importante eleição pelo Conselho de Administração da GSA - em que os 27 Estados Membros da União Europeia e a Comissão Europeia têm assento - que encerra o processo de seleção iniciado em 2019 e durante o qual a candidatura nacional contou com o apoio do Governo português numa longa campanha diplomática, coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) em articulação e com um forte empenho dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e das Infraestruturas e da Habitação.

O engenheiro Rodrigo da Costa conta com uma larga experiência de 20 anos de trabalho na área da segurança e da garantia de integridade dos sistemas europeus de navegação por satélite e possui um vasto e profundo conhecimento nesse domínio, bem como do funcionamento da GSA, em virtude do cargo que desempenhava, até à data, como Gestor de Projetos dos Serviços Galileo. Os inquestionáveis méritos do candidato e a sua adequação para o cargo foram confirmados ao longo de todas e cada uma das várias etapas do processo.

A eleição do candidato português para este cargo de enorme importância numa área absolutamente estratégica acontece num momento crítico para a afirmação da ambição da União Europeia no domínio das políticas de segurança espacial e de navegação por satélite no espaço europeu. Assume importância acrescida por coincidir com a prevista transformação da GSA na Agência da União Europeia para o Programa Espacial com o consequente alargamento do seu âmbito de ação. O Governo português saúda a eleição de um português para tão importante cargo.
 
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga em Ovar https://t.co/AqoDouo8tb
Polícias têm seis meses para remover tatuagens racistas e partidárias https://t.co/RiltBiJJuo
Covid-19: Reino Unido regista novo recorde diário com 6.874 casos https://t.co/LhhnatVsoj
Follow Jornal das Comunidades on Twitter