segunda-feira, 08 agosto 2022

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:31 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:164 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:180 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:56 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:77 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:651 Opinião

As “CONTAS CERTAS” de…

Jul. 25, 2022 Hits:708 Opinião

Espanto e Vergonha

Jul. 17, 2022 Hits:99 Crónicas

A falta que o mar me faz

Jul. 12, 2022 Hits:704 Crónicas

EM SANFINS DE FERREIRA

Jul. 11, 2022 Hits:205 Crónicas

QUIM DA BOAVISTA 1934-2021





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Era uma notícia esperada, para a qual nunca se está preparado. “Faleceu o tio Quim da Boavista”! Natural de Oleiros, Ponte da Barca, também conhecido pelo Quim Contrilhas! Uma família alargada e muito dedicada à causa do folclore; deram nome e vida à tradição popular. O Joaquim Pereira Gonçalves esteve na fundação do Rancho Folclórico da sua freguesia, a quem tanto se deu, de corpo e alma, anos a fio. Assumiu ainda, a sua presidência, numa altura de grandes dificuladades. Foi âncora e timoneiro, fiel companheiro nos bons, mas também maus momentos na longa vida de tão prestigiante agrupamento folclórico, dos mais antigos do Distrito de Viana do Castelo.

O destaque vai para o seu cantar; voz característica, única. Orgulho e paixão acompanhavam sempre as suas saídas e participações espontâneas; nas festas e romarias, nos encontros de folclore, nas feiras, no campo e nas fainas agrícolas. Espalhador de boa disposição, aplaudido, não escondia as emoções; chorava de alegria!

O tio Quim, assim tratado com carinho, marcou gerações, com o seu jeito amigo e fraterno. Não podia ouvir uma concertina, aquele som estridente de uma Cana Verde! Logo se ponha a jeito para soltar o seu cantar à moda antiga, fruto do improviso, sempre apimentado, com o seu bom humor. Andava por todo o lado, sempre bem acompanhado; homem de carácter e sempre respeitado. Não era perfeito, não possuía o dom da plenitude, aliás como ninguém! A sua personalidade e feitio, custou-lhe alguns dissabores, naquele desafio humano, que recai sobre todos nós, com as diferentes consequências. O tempo permite sempre aquela saudável aproximação, numa feliz reconciliação, que devolve a paz e a verdadeira alegria. Na sua vida venceu a temperança e a humidade! O seu legado não se apaga, tão marcante foi a sua entrega à causa do folclore, de uma terra, de uma região, de um país; por onde passou mostrou o seu singular talento e paixão pelo folclore, pela etnografia, pelos usos e costumes!

O tio Quim que nos deixou aos 87 anos de idade, numa viagem sem retorno continuará a viver naqueles que o respeitavam e dele gostavam, tal como era!

Em boa hora o Rancho das Lavradeiras de Oleiros, lhe prestou a devida homenagem, aquando do lançamento de um novo CD na emblemática quinta do Tempus Hotel. Numa noite de verão, cenário adequado, momento marcadamente feliz. Foi aí que o Quim cantou, provavelmente pela última vez em público. Há registos em vídeo desse encontro, de homenagem e de gratidão, para com esse embaixador das nossas tradições.

As condolências vieram de todos os quadrantes, numa confiante esperança do seu eterno descanso. Que assim seja.

Citações, Junta de Freguesia de Oleiros

“O Quim da Boavista, deixa no arquivo do Rancho da nossa terra um valor incalculável a nível de património cultural imaterial, com diversos registos fónicos: discos de vinil, cassetes e a sua participação com uma música no CD em 2015, a convite do Rancho que tanto amava, na homenagem por todo o trabalho desenvolvido”. Junta de Freguesia

“A sua forma de cantar, presença, alegria e paixão pelas nossas tradições eram marcantes, contagiantes, brotavam de forma natural, e a sua memória irá perdurar no tempo”! JF

“Neste momento de dor e constrangimento, a Junta de Freguesia manifesta, à família, as mais sentidas condolências e pesar”. JF

 

                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1852 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31