domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:45 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:88 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:175 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:366 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:164 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:517 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:429 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:100 Opinião

Faleceu o Prior de Ponte de Lima (Padre Zé)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Faleceu ontem, segunda – feira, 14 do corrente, depois de prolongada doença, o Prior da vila de Ponte de Lima, Mons. José Gomes de Sousa, dignidade eclesiástica que lhe foi conferida pelo Papa Bento XVI em 2010.

Uma vida dedicada á paróquia, a Ponte de Lima, á diocese. O saudoso Padre Zé, como carinhosamente era conhecido, foi um Homem de referência, uma Figura da Igreja e um Humanista, qualidades que lhe devemos atribuir, recordar, não só como amigo bem como participante ou testemunha em numerosos actos e funções em que o conhecemos e aqui evocamos.

Com 79 anos de idade, o Prior da vila de Ponte de Lima e Arca desde 1969, o ilutre sacerdote foi chamado a desempenhar outras funções no concelho e região. Assim, era actualmente Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, capelão dos Bombeiros Voluntários, Presidente da Direcção do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros. Na sua folha de serviços, destacamos ainda ter desempenhado as funções de Juiz do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo, professor de Geografia e de Moral nos extintos Externato Cardeal Saraiva e Ciclo Preparatório António Feijó, Vice-Provedor da Misericórdia, por exemplo.

O seu trabalho, a sua missão pastoral, cultural e de conselhos e apoios a todos que a ele acolhiam, fizeram de Mons. José Gomes de Sousa, um fervoroso amigo dos Limianos, onde viveu mais de 50 anos, recordemos!

Amanhã, quarta – feira, 16 do corrente, realiza-se o seu funeral. As solenes exéquias iniciam-se pelas 14,30 h na Matriz de Ponte de Lima, onde o corpo se encontra em câmara ardente, presididas pelo bispo da diocese, D. João Lavrador. No final, o cortejo fúnebre dirige-se para Grimancelos, município de Barcelos, sua terra natal, onde pelas 17,00 h também haverá missa de corpo presente, seguindo-se o seu sepultamento no cemitério local.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1138 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?