LA FRANCE EST EN DEUIL Jacques Chirac 1932-2019

ID:N°/ Artigo: 4206
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estamos, de certo modo, todos de luto, apesar de sabermos que Jacques Chirac morreu na sua vez, aos 86 anos de idade! Enfraquecido remeteu-se ao seu silêncio, no cumprimento da recta final da sua preenchida e dedicada vida.

Personagem incontornável, de todo marcante na sociedade francesa, na Europa e no mundo. Com o seu carisma; persistente, ambicioso, abnegado… Quando foi Primeiro ministro de Giscard d'Estaing em 1974 e mais tarde de François Mitterrand. Deputado, fundador do RPR e presidente da câmara de Paris, onde se afirmou na elaboração e na aplicação de importantes reformas, que perduram na vida dos parisiences.

Duas vezes eleito Presidente da República [1995-2007]. À terceira tentativa concretizou o sonho de ganhar o Eliseu, onde realizou, nos seus dois mandatos, um trabalho de excepção, com destaque para a sua posição contra a guerra no Irak; o fim do serviço militar obrigatório; a luta e o compromisso pela degradação do ambiente, naquele grito de alarme, “a nossa casa arde” fazendo alusão a uma visível deterioração do sistema ambiental.

Ousou impor a mudança do mandato presidencial de 7 para 5 anos! Grande estadista, europeísta convicto construiu a pulso, uma carreira política, também ela, excepcional ocupando os mais altos cargos da República francesa durante, mais de quarenta anos! Amigo de Portugal e dos portugueses, deixa na comunidade portuguesa em França uma particular saudade, que só a alma portuguesa entende! Do mesmo modo, o seu testemunho e legado político está muito acima de todas as considerações que agora vão surgindo, de todos os quadrantes e estratos sociais! Assistimos a uma França curvada e unida, perante a sua memória, numa sentida homenagem, de respeito e de gratidão; do mundo inteiro chegam as mensagens de condolências e pesar. Descanse, agora em paz o bom amigo e grande humanista!


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
5
6
12
13
19
20
26
27
31

Últimos Tweets

Novo livro sobre Gérald Bloncourt e o nascimento da democracia portuguesa em Fafe https://t.co/omMOquth0N
Miguel Alves constituído arguido na operação éter https://t.co/QxTxa7XE7r
ARROZ DE SARRABULHO REUNIU 700 APRECIADORES EM FRANÇA! https://t.co/LzDWgSVYvX
Follow Jornal das Comunidades on Twitter