Decorreu no passado sábado 22 junho em Lausanne (Suíça), com sala cheia, a sessão de apresentação do livro da escritora portuguesa Maria Lourenço “História de Uma Árvore”, a qual foi conduzida pelo nosso colaborador José Martinho, e que contou nomeadamente com as presenças do Dr. Bruno Paes Moreira, Cônsul Geral de Portugal em Genebra, da Dra. Maria Ester Vargas, Adida social da Embaixada de Portugal em Berna, da Professora Elsa Vaz Vieira, correctora literária da Maria, da Deputada Municipal de Lausanne Sandra Pernet e do Nuno Dos Santos, Presidente da AACP-Associação de Apoio à Comunidade Portuguesa na Suíça, entre muitas outras pessoas.

Maria Lourenço nasceu a 04 de abril de 1968, numa pequena aldeia do concelho de Pombal, nos Vascos. É casada e mãe de dois filhos adultos. Aos vinte e dois anos imigrou para a Suiça onde reside desde 1990. É diplomada em Esteticismo e Cosmetologia pela Federação Internacional de Estética-Cosmética desde fevereiro de 1989. Após várias aventuras profissionais, abriu em outubro de 2008 um Instituto de Beleza em Lausanne. Para além da Estética propõe também Conselho em Imagem Pessoal, Coaching em Desenvolvimento Pessoal e Reiki.

A sede de encontrar resposta aos seus questionamentos levam-na a estudar várias filosofias enveredando por caminhos que lhe permitem satisfazer a sua curiosidade e adquirir mais conhecimento em ralação à vida em geral e ao ser humano em particular.

Escreve poesia desde o dia 3 de dezembro de 2017. Esta história, a “História de Uma Árvore”, é a sua primeira Obra a ser publicada.

Na sua alocução, a escritora referiu que “esta é a História de Uma Árvore, mas não a de uma árvore qualquer. Trata-se da Árvore da Vida, da minha vida, das nossas vidas, de todas as vidas, integradas num Universo comum e infinito...”. Para acrescentar: “Eu semeei a semente. Com confiança e com a vossa ajuda vamos fazê-la germinar, crescer e tornar-se numa sensual árvore robusta. O meu maior desejo é que os frutos desta árvore possam contribuir para adquirires mais confiança e para poderem trocar o medo pelo amor. Vamos fazer esta árvore viajar para além fronteiras, fora do espaço e do tempo não existem barreiras.”.

A Maria Lourenço é um excelente exemplo dos valores da nossa cultura presentes nas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo.


Pub