Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

A literatura de expressão portuguesa em destaque na Bélgica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

« Printemps Littéraire » - A literatura de expressão portuguesa em destaque na Bélgica

De 19 a 24 de março a literatura de expressão portuguesa esteve em destaque na Bélgica. Ao longo de toda a semana os escritores convidados (cinco escritores portugueses e dezassete escritores brasileiros) realizaram encontros com os alunos do ensino superior(na Universidade Livre de Bruxelas, na Universidade de Gand e na Universidade de Antuérpia); encontros com alunos do ensino básico (no Institut Saint-Jean Baptiste de La Salle); encontros com alunos do ensino secundário (na Embaixada de Portugal); encontros em três prestigiadas livrarias belgas (Filigranes, La Licorne e Librebook); e ainda um encontro na Embaixada do Brasil e no espaço de divulgação das culturas de todo o mundo “Cercle des voyageurs”.

Os diferentes encontros, que revestiram a forma de tertúlias, debates, sessões de apresentação de livros, constituiram importantes momentos de divulgação da literatura de expressão portuguesa, nos seus vários géneros, desde o romance histórico ao romance de ficção, da poesia ao ensaio filosófico; com escritores mais jovens e escritores mais consagrados e premiados.

Realizados maioritariamente em português, com tradução simultânea em francês, contaram ainda com leituras de textos dos vários autores presentes nas várias línguas em que se encontram traduzidos (francês, neerlandês, inglês, italiano e alemão).

A importância da tradução foi também um tema abordado já que o evento contou com a prestigiante presença de Harrie Lemmens, tradutor para o neerlandês da obra de Fernando Pessoa, José Saramago, José Agualusa, Mia Couto, entre muitos outros autores.

O mercado editorial e o alargamento dos circuitos de divulgação e de comercialização entre Portugal e o Brasil estiveram em debate tendo mesmo sido estabelecida uma parceria entre livreiros portugueses e brasileiros para edição e promoção nos respetivos mercados.

O evento mereceu destaque na agenda da cidade de Bruxelas, no jornal Brussels-express.eu e em várias rádios locais e regionais e contou com o apoio do Camões I.P. e da Embaixada de Portugal em parceria com a Embaixada do Brasil em Bruxelas, Universidade da Sorbonne, Universidade Livre de Bruxelas, Universidade de Gand, Universidade de Antuérpia, Encora - Stedelijk Onderwijs – centro de formação de adultos de Antuérpia, associação Mondocultures, livraria Filigranes, livraria La Licorne e livraria Librebook.

Pub
 

Sofia Santos
Author: Sofia Santos
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Contactar o autor: Sofia Santos  Perfil: Info

Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Antiga estação de Comboios do Coa https://t.co/fTZEKjEvYn
Autarquia de Caminha atribui incentivos a 17 estudantes do ensino superior https://t.co/xU6KrRNZqh
Pinto da Costa com conversa marcada com Sérgio Conceição para falar da renovação https://t.co/fQ6zZREOq8
Follow Jornal das Comunidades on Twitter