NOTA! Luso.eu usa cookies e tecnologias similares. Se você não alterar as configurações do navegador, você concorda com isso.

Saiba mais aqui

Compreendi
Pub

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

As comemorações alusivas ao dia da língua portuguesa e da cultura da CPLP em Bruxelas culminaram na passada quinta-feira, dia 18 de maio, com um serão dedicado à literatura. Os convidados do evento foram Alda Batista e Carlos Cardoso, que apresentaram o seu livro de poesia "Somos Todos Primos - Um diálogo de emoções", Eneida Quadros Queiroz, que apresentou o seu romance "A mulher e a casa" e o grupo Poemar, que declamou textos de autores de vários países da comunidade lusófona.

"Somos Todos Primos - Um diálogo de emoções" resulta da parceria entre uma autora portuguesa residente no Luxemburgo e um autor são-tomense residente na Holanda. Nesta obra paradigmática da lusofonia, os poemas são dispostos como se de um verdadeiro diálogo se tratasse. Partilhando a mesma casa que é a língua portuguesa, convidam os seus leitores a viajarem de quarto em quarto pelo mundo interior e exterior em que vivem.

 "A mulher e a casa" retrata a história real de um amor impossível decorrida no século XIX entre uma senhora de escravos e um diplomata abolicionista. Este romance é narrado por uma historiadora frustrada com os baixos salários e as poucas oportunidades da carreira. Com uma linguagem fácil, viva e repleta de diálogos, a autora visa assim cativar o leitor para conhecer um pouco mais da história do Brasil.

O serão caracterizou-se pelo seu ambiente caloroso, em família, com o público presente a aderir com entusiasmo aos diferentes textos e géneros literários. De destacar a diversidade de origens dos autores dos textos e as cumplicidades criadas nas várias referências cruzadas entre as obras apresentadas, uma verdadeira celebração da lusofonia coroada de êxito.

Pub

Tony Da Silva
Director o luso.eu e operador de camera na CBN News / Jornalismo
Pode ler mais sobre este colaborador

Entre em contacto :  Tony da Silva Perfil: Info

Artigos deste Autor:

Últimos Tweets

Fogo florestal em Guimarães em resolução https://t.co/RGW9kY1SbC
Fogo florestal em Guimarães em resolução https://t.co/1b9NW5hClH
Génova: Governo italiano declarou "estado de emergência" por 12 meses https://t.co/g9PDazKxT2
Follow Jornal das Comunidades on Twitter