Previous Next

COMO COMBINAR AS CORES

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A escolha das cores de um espaço é vital na decoração. Para isso , escolhemos uma cor que será a base da nossa decoração e partindo dela, com a ajuda da roda de cores (ou circulo cromático) saberemos com que cores associá-la e dar-lhe personalidade. Uma das ferramentas  mais utilizadas é precisamente o círculo cromático, para combinar de forma adequada as cores em paredes, móveis e acessórios e assim criar espaços cheios de personalidade e elegância. Vejamos então o que é e como utilizar o circulo cromático.

O círculo cromático

O círculo cromático é principalmente uma ferramenta que usam os profissionais como pintores ou decoradores para observar a interação das diferentes cores.
No círculo primeiramente encontramos as três cores primárias: o vermelho, o azul e o amarelo. Chamam-se primárias já que não se podem obter utilizando qualquer outra cor. Igualmente encontramos as três cores secundárias, que são o violeta, o verde e o laranja, cores que se obtêm misturando duas das cores primárias.
O círculo cromático também conta com seis cores terciárias, também chamadas intermediárias. Estas são o resultado da mistura de cores primárias com cores secundárias. Estas cores são importantes na decoração, já que permitem criar muitas harmonias.

Escolher apenas uma cor

Uma decoração monocromática utiliza uma só cor que pode dividir-se em diferentes tons. Por exemplo uma cor como o azul poderia ser utilizado no mesmo espaço em tonalidades diferentes, indo desde do azul mais escuro até ao mais claro.
Muito clássica, a decoração monocromática é a mais elegante. O ideal é utilizar uma tonalidade muito clara para as paredes e toques mais escuros em acessórios. O problema principal com esta decoração é que nos cansamos de ver sempre a mesma cor.

Combinar a cor com tonalidades próximas

A ideia desta decoração é utilizar duas ou três cores próximas do círculo cromático, como por exemplo, o roxo, o azul e o verde. A sua aproximação implica uma certa harmonia.
Na prática geralmente seleciona-se um tom dominante. Por exemplo o azul pode ser a cor escolhida para as paredes, enquanto o violeta ou o verde se utilizarão em quadros, cortinas, stickers, objetos decorativos, etc.

Combinar cor com tons que contrastem

Se quer criar um espaço mais dinâmico, terá de escolher cores que contrastem , o que chamamos de cores complementares. Trata-se de escolher duas cores opostas no círculo cromático. Por exemplo, o amarelo e o azul ou o vermelho e o verde. Estas associações criam um toque cheio de carácter.
Combinar estas cores com móveis de tons neutros como madeira ou o metal escuro pode ser uma boa escolha.

Contrastar com tons neutros

O contraste também se fazer com cores neutras como o bege, o branco e o cinzento. Estes tons são essenciais para a decorar já que combinam com todas as cores e suavizam as misturas demasiado fortes dando-lhes um toque de elegância.
Alguns exemplos de combinações bem sucedidas:

- Cinzento, branco e roxo são uma boa composição para um quarto ou uma sala.
- Preto, vermelho e cinzento podem-se integrar bem numa cozinha moderna.
- Azul, cinzento e verde são úteis para escritórios ou quartos de adolescentes.
- Branco, amarelo e laranja acrescentam calor a um quarto.

Cores e espaço

Por último recomendamos ter em conta o espaço que vai decorar no momento de escolher as cores. Cores frias como o azul, o violeta e o verde são bons para espaços dedicados ao descanso, enquanto que cores vivas como o vermelho, o laranja e o amarelo transmitem uma sensação de calor ideal para espaços onde partilhamos momentos, como a sala e a cozinha.

Pub


Paulo Cunha
Author: Paulo Cunha
Jornalista colaborador
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
15
16
17
18
19
20
21

Pub Google

Últimos Tweets

Todos somos Comunidade Portuguesa. https://t.co/sv8zIjo8SI
Seca: Racionamento de água é medida "no fim da linha", ministro do Ambiente https://t.co/c4TK8G3cax
Pantominice https://t.co/v1nwAJCFZg
Follow Luso.be - Bélgica on Twitter