Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Promoção de Valença na FITUR (Madrid)
quarta-feira, 29 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:315 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:260 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1233 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:581 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:55 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:887 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:572 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:176 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:404 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:439 Opinião

Promoção de Valença na FITUR (Madrid)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O município de Valença do Minho participa até domingo, 23 do corrente, na Feira Internacional de Turismo – FITUR – em Madrid, considerada uma das grandes montras internacionais do sector.

A comemorar 42 anos de existência, a edição deste ano que abriu as suas portas ontem, registou a presença duma delegação de autarcas da Ribeira Minho, portuguesa e galega. O grupo era constituído pelos presidentes dos municípios de Monção, Valença, Salvaterra del Miño e Tuy, que participaram num painel de promoção turística e cultural dos seus territórios e o eixo fluvial comum: o Minho.

Na sua intervenção, o líder da autarquia raiana amuralhada, José Manuel Carpinteira, salientou o seu município como um destino especial, mormente pelo seu património arquitectónico, ambiental, gastronómico, a centenária ponte Eiffel (1882/84) e, desde a Idade Média, importante passagem do Caminho de Santiago de Compostela, actualmente com uma média anual de 100 mil peregrinos.

O edil valençano salientou o significado histórico para o país e subjacente a capítulos da história internacional, da Fortaleza da cidade, classificada de Monumento Nacional em 1927 e candidata a Património da Humanidade pela UNESCO. Com um perímetro de mais de 5 kms, o recinto amuralhado tal como se apresenta hoje, é uma reedificação e ampliação sob projectos dos arquitectos Manuel Pinto de Vilalobos, de Viana do Castelo, e o francês Miguel de Lesco(lle), com intervenções compreendidas na baliza cronológica de 1661-1713. No seu interior avultam construções religiosas como a capela barroca do Bom Jesus e a Matriz de raízes românicas; militar, designadamente os antigos paióis e residência do governador, e civil, com destaque para a Casa do Eirado, com janela tardo gótica – manuelina datada de 1448 e o palacete Palha Branco, dos condes de Santa Maria, depois extinta Assembleia Valenciana, e actualmente Arquivo Municipal.

O encontro de autarcas e técnicos de turismo na capital espanhola, serviu também para a apresentação do projecto transfronteiriço Rio Minho: destino navegável, envolvendo também os concelhos ribeirinhos galaico – minhotos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 290  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas