Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Mau tempo: Família realojada na ilha Terceira devido a inundação em casa
quarta-feira, 29 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:330 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:263 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1237 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:583 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:56 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:890 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:573 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:178 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:405 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:440 Opinião

Mau tempo: Família realojada na ilha Terceira devido a inundação em casa





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Uma família teve de ser hoje realojada no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, na sequência de uma inundação, revelou o vice-presidente do município, Guido Teles.

“Trata-se de um realojamento temporário. Deverá ser só uma noite. Entrou água dentro da casa e não estava em condições para ficarem lá durante esta noite”, avançou o autarca, em declarações à Lusa.

A chuva intensa que se faz sentir na ilha desde madrugada provocou uma inundação na moradia, localizada na freguesia de São Sebastião, na zona sul da ilha Terceira.

“A casa fica numa quota um pouco mais baixa do que os terrenos que estão a norte e os terrenos já estavam completamente encharcados, portanto a água começou a entrar para o terreno de baixo através do próprio muro. Como não havia nenhuma forma de fazer uma barreira, a única hipótese foi realojá-los”, explicou Guido Teles.

Viviam na habitação um casal de idosos e o filho, que não tinham “alternativa familiar” de alojamento, por isso os serviços sociais da autarquia de Angra do Heroísmo encontraram uma solução temporária.

“Não ficou inabitável, não ficou com danos muito grandes. Foi água que entrou e desligaram o quadro da eletricidade a tempo”, adiantou o autarca.

Os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória estiveram no local a prestar apoio à família.

Esta situação foi identificada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) como a 9.ª ocorrência provocada pelo mau tempo na ilha Terceira.

Ao início da tarde, foram identificadas pela Proteção Civil oito ocorrências na ilha Terceira, relacionadas com inundações em habitações e vias, sem “danos pessoais a registar”.

“Na sequência da inundação de uma via, uma viatura ficou parcialmente submersa. Os bombeiros foram chamados ao local para auxiliar a retirar o ocupante, uma operação realizada com sucesso”, adiantou a Proteção Civil, em comunicado.

Nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências, estiveram as seguintes entidades: Bombeiros da Praia da Vitória, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Proteção Civil da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo e a Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.

Na sequência das previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção, nomeadamente a circular apenas em caso de necessidade e com precaução e a manter limpos os sistemas de drenagem das suas residências.

As ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores estão sob aviso laranja devido à chuva forte, com perturbações frontais associadas, revelou na noite de segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA indicou que o aviso laranja abrange em especial as ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria, entre as 22:56 de segunda-feira e as 00:00 de quarta-feira.

“Uma depressão, com perturbações frontais associadas, irá provocar um agravamento do estado do tempo nas próximas horas, prevendo-se precipitação por vezes forte em todo o Arquipélago, sendo que nos grupos Central e Oriental, em especial nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria, as quantidades acumuladas de precipitação poderão atingir valores entre 20 e 40 mm [milímetros] acumulados numa hora (ou 40 a 60 mm em 6h)”, lê-se no comunicado.

IPMA colocou ainda o grupo Ocidental sob aviso amarelo devido ao mau tempo.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 286  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas