terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:489 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1880 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1022 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:439 Apontamentos

Loureiro da CUCA, (Ponte de Lima) apresentado na Suécia





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Um projecto enoturístico com sustentabilidade da família Amorim, designadamente a produção de vinhos Loureio e Vinhão Cuca, continuam a ser referência no mercado nacional e internacional.

Depois da medalha de ouro atribuída em 2017 ao vencer a prova na Feira dos Vinhos Verdes e Produtos Regionais, e uma outra do mesmo cobiçado metal nas cidades do Vinho (Lagoa, Algarve), entre outras distinções, os empresários prosseguem seu trabalho.

Como parceiro do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, o conceituado produtor de vinho verde tem colaborado com o grupo na harmonização desse néctar, designadamente enchidos e doces.

Para além de Angola, Canadá, França, Bélgica e Luxemburgo, onde o rótulo Cuca já é conhecido, mercê de algumas degustações e mesmo nomeação de importadores da marca, desta vez, o Loureiro de Moreira de Lima subiu à Europa do Norte!

A presença do produto limiano em Estocolmo integrou-se numa homenagem promovida pela embaixada de Portugal e associação de portugueses na capital – Lusitânia – presidida pelo cientista Duarte Martins Sacramento, Pós-Doutorado em Fisiologia Molecular e docente na Faculdade de Farmácia e Medicina do Instituto Karolinska da universidade local.

A casta de branco da sub-região do Lima foi escolhida para acompanhar o já afamado Bacalhau de Cebolada, tão ao gosto e apetite mais que centenário dos escritores António Feijó, que foi nosso diplomata na Escandinávia (1891-1917), portanto Dinamarca, Noruega e Suécia, e Eça de Queirós, aquando cônsul em Paris (1886-1900), de férias por Lisboa…

Na mesa, acompanhados com o fresquinho Cuca, os comensais ocupavam-se com o manjar do chef Paulo Santos, entre sucessivos elogios, mormente dos embaixadores de Portugal, Equador e Chile, e o aplauso aos organizadores: Duarte Sacramento e seus acólitos dirigentes: Pedro Preto e Gisela Campos.

Entretanto, no âmbito de estudos e pesquisas, a Cuca vai apresentar brevemente vinho da antiga casta – caínho de Moreira de Lima – outrora plantado na extinta Escola Prática de Agricultura de Ponte de Lima (1892-1909), do saudoso agrónomo e antepassado Manuel Rodrigues de Morais e outras propriedades. O coordenador do projecto, José Carlos Amorim, salientou tratar-se da “ recuperação duma monocasta autóctone “, que segundo um documento descoberto pelo investigador pontelimense Miguel Ayres de Campos, já em 1786 era cultivado na sua Casa Grande de Sá, e em 1900 registado pelo acima técnico agrário na sua Viticultura Prática Portuguesa, como “ alvarinho do Vale do Minho, que se não é a mesma casta que o caínho de Moreira do Lima, forma com este duas variações da mesma casta, o dourado e o loureiro”. A apresentação da espécie vitícola terá a colaboração da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Cooperativa Agricultores Vale do Lima e município local.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 780  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28