segunda-feira, 28 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:505 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:261 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:141 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:515 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:206 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:252 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:463 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:805 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:128 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:337 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:344 Opinião

Covid-19: Quinzena gastronómica do azeite regressa a Marvão após interregno de um ano





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Catorze restaurantes do histórico concelho de Marvão (Portalegre) vão participar na 17.ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d´Azeite, iniciativa que em 2021 foi cancelada devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

Numa nota publicada na página da Câmara de Marvão na rede social Facebook, é mencionado que a quinzena gastronómica vai decorrer entre os dias 12 e 27 deste mês com o objetivo de “impulsionar e reconhecer a importância” do olival e do setor oleícola no concelho.

“Este ano, o evento volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2021 provocado pela pandemia de covid-19, que obrigou a iniciativa a migrar para o ‘online’ e para as redes sociais”, pode ler-se na nota.

De acordo com a autarquia, durante a quinzena gastronómica, os estabelecimentos de restauração do concelho de Marvão vão ter um "menu especial" em que o azeite será o “rei”.

Açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à lagareiro, fraca tostada em azeite, alhada de cação, couvada de polvo ou delícia de azeite são algumas das iguarias que poderão ser degustadas nos restaurantes aderentes.

A 17.ª edição do Comidas d’Azeite conta ainda com uma programação paralela à restauração que inclui atividades como visitas guiadas a lagares de azeite, uma prova de azeite, um mercado de azeite novo e um showcooking.

Além destas ações, o município vai ainda promover a segunda edição das “Conversas d´Azeite”, iniciativa que pretende a “partilha de conhecimento” entre especialistas do setor oleícola do Alto Alentejo.

Citado na nota, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino (PSD), explica que o município “reconhece a excelente produção oleícola” que existe na região e, por isso, “continua a estimar e a promover” este tipo de iniciativas.

“Marvão tem das melhores condições endógenas de solo e de olival para a produção de azeite e, portanto, queremos continuar a ser reconhecidos como uma referência de conhecimento e qualidade”, acrescenta.

A autarquia recorda ainda que o concelho está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que tem “contribuído” para afirmar a região como “produtora oleícola de excelência”.

“A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para garantir a produção de um azeite de excelência no concelho de Marvão”, pode ler-se ainda na nota.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 419  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?