domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:92 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Casa Grande de Sá, Ponte de Lima, assinalou 521 anos





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Considerada uma das casas antigas da região com mais história e berço de figuras limianas no engrandecimento do país e de actividade internacional, designadamente o diplomata e empresário Conde de Ponte da Barca (1754-1817), os irmãos Francisco (1732-1821), brigadeiro, capitão – general e governador geral dos Açores e o célebre Abade de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião, António Azevedo (1759-1823), Inspector das Obras de Encanamento do Rio Lima, D. Prior da Colegiada de Barcelos, ontem domingo, assinalaram-se 521 anos da fundação da Casa Grande de Sá. Foi evocar a efeméride, pois nesse remoto ano, o Abade de Ermelo, Arcos de Valdevez, elaborou um Tombo, a pedido do Bispo de Ceuta, Diogo Ortiz Vilhegas, onde constam as terras de Sá.

O solar ou casa senhorial, foi reconstruído ou reformado em 1706, depois em 1714, seguidamente em 1721 em 1786 e 1806, nas áreas de reestruturação urbana com construção da capela, adega, eira e celeiro, jardim e reforma agrícola, designadamente na implementação das castas caínho e loureiro. Um quarteirão de convidados acedeu ao convite de Miguel Ayres de Campos, académico em Oxford e Londres, reputado genealogista – heraldista, com actividade em Portugal, Reino Unido e Canadá, e do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima. O anfitrião guiou o grupo pela propriedade, com explicações das áreas ou espaços percorridos.

Entre o escol de participantes, salientemos:  Inácio Faria, Assessor Jurídico Câmara de Lisboa e deputado à Assembleia Municipal; Garry Craig Powell, das Universidades de Cambridge (Reino Unido) e Arizona (EUA); Álvaro Campelo, antropólogo, da Universidade Fernando Pessoa, Porto, autor de estudos sobre a gastronomia Limiana e outros ícones do nosso património imaterial; o arquitecto Yves Grémont, Técnico Monumentos Nacionais em França e esposa Pascale, Conservadora de museus na região de Paris; Loureço Almada, terapeuta holístico, gerente do Paço de Lanheses; enfermeira veterinária Soraia Barbosa, Miss Alto Minho, galardoada com as faixas Personality e Grand Prix, no Kosovo, concurso Miss Freedom of the World 2022, e 1a Dama Miss Queen Portugal; Luciana Meneses, Rainha das Vindimas Ponte de Lima 2022 e doutoranda em Biomédica Universidade de Ghent, Bélgica; Ângelo Viana, do Comité de Geminação Ponte de Lima / Vandoeuvre Les Nancy, França; Margarida Pereira, Presidente da Ronda Típica de Chalette Sur Loing, Orléans, França; António Fernandes, jornalista no CESE (Comité Económico Social Europeu), Bruxelas.

A tarde terminou com degustação de produtos regionais, sob coordenação do Chef Paulo Santos, em colaboração com parceiros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima: restaurantes Casa de S. Sebastião e Sonho do Capitão; enchidos e fumados, do MinhoFumeiro da Correlhã, e salpicão do cachaço, do Avô Chouriças, da Ribeira; doces, especialmente as Limianas, Pão de Ló, de gema e sortidos, da confeitaria Havaneza e os loureiros da Cuca e adega cooperativa local.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 565  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?