Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - 'Brexit': Boris Johnson compara planos britânicos para saída da UE a “colete suicida”
quarta-feira, 29 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:330 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:263 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1237 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:583 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:56 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:891 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:574 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:178 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:405 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:440 Opinião

'Brexit': Boris Johnson compara planos britânicos para saída da UE a “colete suicida”


Foto: WILL OLIVER


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, comparou hoje os planos da primeira-ministra britânica, Theresa May, para a saída daquele país da União Europeia, o chamado ‘Brexit’, a um “colete suicida”.

“Nós sujeitámo-nos a uma chantagem política perpétua […]. Pusemos um colete suicida na constituição britânica e entregámos o detonador a Michel Barnier [negociador da União Europeia para o ‘Brexit’]”, escreve Boris Johnson num artigo de opinião divulgado pelo Daily Mail.

Numa alusão à anuência de Theresa May sobre as exigências de Bruxelas, nomeadamente as que são relativas às fronteiras do Reino Unido, Boris Johnson lamenta que a chefe de Governo tenha cedido em vez de lutar para o Reino Unido conseguir um “gigantesco e generoso acordo de comércio livre”.

“Em todas as etapas das conversações, até agora, Bruxelas tem conseguido o que quer. Concordámos [Reino Unido] com o calendário da União Europeia, aceitámos entregar 39 mil milhões de libras [cerca de 44 mil milhões de euros] por nada em troca” e “estamos dispostos a aceitar as regras” sobre as fronteiras, enumera o antigo governante.

Para Boris Johnson, isto “é uma humilhação”, já que o Reino Unido parece um “insignificante” de 45 quilos “vergado perante um gorila de uma tonelada”.

Em julho passado, Boris Johnson, assim como o até então negociador britânico, Davis Davis demitiram-se em desacordo com a forma como estão a decorrer as negociações para a concretização da saída do Reino Unido da União Europeia.

Boris Johnson foi substituído pelo anterior ministro da Saúde do Reino Unido, Jeremy Hunt.

A demissão de Boris Johnson aumentou a pressão sobre a primeira-ministra, Theresa May, alvo de críticas de alguns deputados a favor de um “divórcio” mais radical com a União Europeia.

Também vários deputados que apoiam o ‘Brexit’ já se manifestaram insatisfeitos com o plano, mas, por enquanto, ainda não foi iniciado nenhum processo para forçar a demissão de Theresa May.

O comentário hoje divulgado gerou, contudo, polémica junto de alguns responsáveis políticos da ala conservadora, com ministro de Estado para a Europa no país, Alan Duncan, a condenar as palavras usadas por Boris Johnson.

Através da rede social ‘Twitter’, Alan Duncan argumentou que os comentários equivalem “a um dos momentos mais repugnantes da política britânica moderna” e deveriam ser “o fim político” do ex-ministro nos Negócios Estrangeiros.

Faltam menos de nove meses até que o Reino Unido efetue a saída da União Europeia em 29 de março de 2019, cujas negociações sobre os termos do divórcio e do relacionamento posterior estão num impasse.

As duas partes tinham indicado outubro como um prazo para chegar a um entendimento para que o acordo possa ser ratificado pelos diferentes parlamentos nacionais dos 27.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do ‘Brexit’.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 461  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas