JOÃO PEDRO COELHO É O MELHOR JOVEM COZINHEIRO DE PORTUGAL

No decorrer de dois dias de provas finais que terminaram ontem em Santarém, durante a 37ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, foram apurados os vencedores do concurso Jovem Talento de Gastronomia, nas variantes de artes da mesa, cozinha, barmen e pastelaria.

O evento iniciara-se em Marco último, com cerca de mil participantes inscritos, provenientes de escolas profissionais de hotelaria e restauração do continente, Açores e Madeira, ou jovens nessa categoria profissional recém – formados e limite de 25 anos de idade.

O programa selectivo iniciou-se a 6 de Abril em Lisboa, decorrendo depois até finais de Maio, as etapas regionais no Norte, Centro e Sul. Na última, realizada na Escola de Hotelaria de Fátima foram apurados os candidatos para a finalíssima, cuja modalidade de cozinha juntou quatro Talentos de cozinha, entre eles, João Pedro Coelho, da freguesia de Fornelos, Ponte de Lima, que frequentou a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Regional, instalada na Quinta do Cruzeiro.

Perante um Júri de meia dúzia de Chefes de cozinha, oriundos de conceituados restaurantes e hotéis das regiões do Algarve, Lisboa e Aveiro, o jovem limiano apresentou como prato a concurso, umas Bochechas de porco com cherovia (espécie de cenoura, oriunda do Afeganistão, mas muito cultivada na Beira Baixa) maçã reineta e paperika, uma especialidade semelhante á malagueta, que João Coelho trouxe de Budapeste, Hungria onde decorreu o estágio profissional.Ah, e como segredo, o (agora) melhor jovem cozinheiro português, revelou que tudo foi molhado com tinto do Douro e pó de avelãs!

Contente, satisfeito, João Coelho já regressou ao seu local de trabalho, na cozinha do Vidago Palace, com os prémios: um cheque de mil euros, viagens para agendar e estágios e workshops de gastronomia.

Talento, ícone ou referência na gastronomia nacional, João Pedro Coelho completa 18 anos de idade no próximo dia 7 de Novembro, data que este ano vai festejar duplamente com familiares e amigos.

Pub

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor: