Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

PONTE DE LIMA JÁ SERVIU 5000 SARRABULHOS NA EUROPA!

IDT-N°/ : 5949
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O projecto começou em 2014, e em quase seis anos, concretizou-se positivamente pelo êxito de servir mais de 5000 menús ou doses individuais de Sarrabulho na Europa!

Com a necessidade implementar uma alavanca para maior procura do prato típico de Ponte de Lima, um grupo de restaurantes locais, em parceria com apreciadores da especialidade gastronómica já percorreu várias localidades de Portugal, Espanha, França e Bélgica, na sua divulgação. O retorno é agora elevado, quase nota máxima, afirmam.

Com mais insistência junto das comunidades luso – portuguesas, nomeadamente na região de Paris, em colaboração com a ADAP, na cidade de Drancy, com dois eventos anuais reunindo cerca de meio milhar de comensais, em Saint Cyr L École, Versalhes, com a Associação Luso – Francesa, que habitualmente no primeiro fim de semana de Outubro organiza as Mini – Feiras Novas sentando também outros quinhentos apreciadores da iguaria no gimnodesportivo local, e mais a Norte, na cidade geminada com Ponte de Lima, Vandoeuvre – Les – Nancy, também a instituição representativa da comunidade lusitana tem organizado esporadicamente o jantar do sarrabulho. 

A experiência por parte de uns, o repetir desejado por outros, e o convidar amigos e familiares das nações vizinhas ou em gozo de férias ou por outros motivos, tem reunido á mesa, gente de outras proveniências. É o caso dos encontros em Bruxelas, onde, por convite do Café – Restaurante Portugal do amigo Albano Figueiredo, ou por eurodeputados portugueses (José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Inácio Faria), parlamentares de outras nações europeias, funcionários das instituições comunitárias, diplomatas e comunicação social (Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Polónia e Alemanha, p.e.), já degustaram o Arroz de Sarrabulho ou suas miudezas, ou enchidos de entrada ou integrantes da receita sesquicentenária!

Para balanço de todo esse trabalho, e estudo de próximas iniciativas, com respostas em atraso face ao Covid – 19, realizou-se um Encontro do Grupo Promotor do Sarrabulho na Europa, no restaurante Sonho do Capitão. Para além de seu staff de cozinha (Chef Queirós, D. Goretti Araújo e D. Fernanda Varajão) e demais colaboradores, marcaram presença os restantes embaixadores do pitéu limiano, minhoto: Chef Paulo Santos (Casa de S. Sebastião), D. Fátima Amorim (Restaurante Fátima Amorim), jovem Joana Araújo (Restaurante Solar do Taberneiro), e com ausências justificadas, face a compromissos anteriormente marcados, evoquemos os colegas proprietários dos restaurantes Cozinha Velha e Sabores do Lima.

Durante quase três horas de sabores e entreténs de boca e conversa, desfilaram pelas mesas variedades de enchidos e afins (alheira de galo grelhada, chouriça de carne, presunto e paios laminados, da MinhoFumeiro), além do Folar Limiano, chouriça sanguínea e misto de carnes; seguiram-se travessas de Sarrabulho e suas miudezas para as duas dezenas de apreciadores, tudo molhado com o vinhão da cooperativa local, e os loureiros da Casa da Cuca (Moreira de Lima) e Vila Antiga (Correlhã).

Na sobremesa, destaque para um teste de novo doce de Chef Vítor Lima, à base de massa Pão de ló, molhada com mel, sidra de mirtilo e verde Loureiro; a completar a panóplia de doçarias: a Maravilha do Lima, novo doce típico local, do Chef Bruno Alves, da Doce Encontro; o Paõ de Ló tradicional (sistema Margaride) da confeitaria Havaneza, e Sidra de mirtilo e cerveja artesanal 1163, do produtor Victor Rodrigues.

Convidados extra ao Grupo e ao Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para além de repórteres da TV Alto Minho, presenças de Fátima Oliveira, Presidente da Junta da Correlhã e dois amigos de Bruxelas: Joaquim Pinto da Silva, ex – Director de Cultura portuguesa na Comissão Europeia e Director do seu Pavilhão na EXPO 98 de Lisboa, e Luís Alvarez, jurista e perito em Direito da Propriedade e Expropriações para a União Europeia, tudo para recordar com reportagem audiovisual de Rogério Lopes (foto Central).

 

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador convidado
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Prémio Literário Municipal atribuído a José António Carvalho Batista https://t.co/j0nzAkZpLE
APROVADA REPRESENTAÇÃO DO CCP JUNTO NO CONSELHO CONSULTIVO PARA OS CANAIS INTERNACIONAIS https://t.co/2kEy1gFL3X
Covid-19: Trânsito "normal" em Lisboa e Porto horas antes de restrições entre concelhos https://t.co/6dvAHvUnOV
Follow Jornal das Comunidades on Twitter