Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

SARRABULHO JUNTOU 250 EM LOURES

ID:N°/ Texto: 4511
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

20:16:55 Duas centenas e meia de comensais participaram ontem Domingo, num Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima no refeitório municipal de Loures, subúrbios de Lisboa.

            Provenientes da cidade e freguesias vizinhas, e de concelhos como Lisboa, odivelas, Oeiras e Sintra, para além de outros oriundos ou familiarizados com minhotos, o almoço típico integrou-se nas Bodas de Prata do organizador: o Grupo Folclórico Verde Minho, com sede em Loures.

Na cozinha quatro homens  sobre a organização do Chef Manuel Viana Martins, (que além de formador da área na Escola Profissional do Alto Lima (Epralima), Instituto Nacional de Formação Turística e ainda na Guiné Equatorial e Angola, e empresário da restauração) e quatro mulheres para colaborar nas várias tarefas, elementos da equipa culinária cedida pela Câmara Municipal de Loures.

O grupo do Chef Viana integrava três jovens promessas na gastronomia: André Rodrigues,  o Melhor Cozinheiro Jovem de Portugal, pois foi ele o vencedor do concurso Jovem Talento de  Gastronomia, apurado para a final após diversas provas em escolas de hotelaria do país. Diogo Nascimento, dos Arcos de Valdevez, cozinheiro principal na apreciada Taberna da Benda, em Prozelo e antigo colaborador do Chef Michelin Vítor Matos. Rui Melo que reparte seu tempo na profissão de engenheiro civil e na cozinha, entre propostas e segredos  para familiares e amigos, a par de alguns convites para serviços mais longe, designadamente Bélgica e França.

Durante mais de dez horas, cozinheiros e ajudantes estiveram de volta de panelas, tachos, tabuleiros, fogões, estufas e arcas frigoríficas, pois salientemos alguns produtos /quantidades a cozinhar: quarenta quilos de batatas para acompanhar mais de 700 rojões, (os quais foram marinados em Ponte de Lima pelo Chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, com vinho Loureiro da Casa da Cuca e da Vila Antiga), juntamente com alho, sal, pimenta, louro e colorau, para além de outras miudezas: fígado de porco, carne do dito para desfiar para o arroz, juntamente com a de galinha e de vaca; 500 rodelas de belouras e outras tantas de tripa de farinha, etc.

Junto do lume e  dos alimentos a confecionar, somou-se outro tempo: organização das entradas, indivuduais, para os 250 participantes no repasto: sobre uma cama de alface e demais legumes,  o prato enchia-se de Folar Limiano, Folhado de alheira de galo da pastelaria Doce Encontro, e três sortidos de enchidos da MinhoFumeiro: paio do cachaço, outro do lombo e salpicão. O Presidente da organização, Teotónio Gonçalves, e seus pares, mostravam pela sala uma felicidade de pela terceira vez consecutiva organizaram um convívio cujo comer é uma das maravilhas da gastronomia de Portugal, e muito apreciado pelos aderentes.

Entre os convidados, enumeremos: vários vereadores, entre os quais Tiago Matias, em representação do edil Bernardino Soares; os presidentes das Assembleias Municipais de Loures e Ponte de Lima, respectivamente Riacrdo Leal e João Mimoso Morais; o Vice – Presidente da Federação do Folclore Português, João Carriço; o e x- eurodeputado da Segurança Alimentar e Saúde Pública, regressado a Assessor Jurídico na Câmara de Lisboa, José Inácio Faria; o jornalista e autor do Blog do Minho, Carlos Gomes, para além da imprensa local, de Odivelas e Lisboa.

Com longa lista de  actividade ao longo do ano, o Grupo Folclórico Verde Minho, é considerado hoje um embaixador de Ponte de Lima na região alfacinha, mormente por esses eventos nos domínios da cultura, folclore, enogastronomia e muitas amizadas.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Covid-19: Conselho Científico diz que "epidemia está controlada" em França https://t.co/HbpUhjvV7g
Executivo caminhense aprova contas positivas do ano de 2019 https://t.co/1sW2qOpJNE
PONTE DE LIMA TEM O 14º MELHOR VIOLINISTA MUNDIAL! https://t.co/6QS6c14puD
Follow Jornal das Comunidades on Twitter