Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CHEF MANUEL VIANA MARTINS, É O CHEFE NO SARRABULHO DE LOURES

ID:N°/ Texto: 4495

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Manuel Viana Martins, conhecido Chef de cozinha na região minhota é o Chefe do Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, que no próximo Domingo, 2 de Fevereiro será servido a duzentos inscritos, no refeitório municipal de Loures.

Do trajecto profissional do Chef vianês mas com raízes pontelimenses, realçamos a sua actividade como formador de Cozinha na Escola Profissional do Alto Lima (Epralima), Instituto Nacional de Formação Turística e ainda na Guiné Equatorial e Angola. Manuel Viana foi também empresário da restauração em Viana do Castelo e Melgaço, e Belle Ville (Newark, EUA), pois desde criança que tem bom apetite na cozinha e na mesa, talvez por ser descendente dos fundadores de dois dos mais antigos e renomados restaurantes na capital do Alto Minho: a Pensão Rio Lima, dirigida pelo tio Américo Antunes Correia, e a Margarida da Praça, de D. Margarida Lemos, que no dizer do saudoso monografista Conde d´ Aurora (1896-1973), era “ onde se comia o melhor bacalhau do mundo. … ali se encontrava a aristocracia da Ribeira – Lima: fidalgos e caseiros, morgados e padres “.(Roteiro da Ribeira Lima, 3`º edição, pp 44-45, Porto, 1959)

O Chef Manuel Viana é ainda “autor”da receita – Pescada á Vianense – e foi durante anos coordenador de diversos eventos oficiais na região, além de ter colaborado na divulgação de produtos típicos dos Arcos de Valdevez, afincadamente da carne cachena. Hoje em dia, o dirgente da cozinha que cai confeccionar o prato típico limiano nos arredores de Lisboa, reparte o seu tempo como membro de júri em provas e concursos na área de gastronomia, além de consultor de empresas na mesma actividade.

Completam a equipa de cozinha, três jovens de referência: André Rodrigues, natural de Viana do Castelo, que em Dezembro obteve o galardão de Melhor Cozinheiro Jovem de Portugal, como vencedor do concurso Jovem Talento de  Gastronomia, no seguimento de várias provas em escolas de hotelaria do país. André já trabalhou também com duas das Estrelas Michelin de Portugal: Vasco Coelho Santos e Rui Paula, do Porto.Diogo Nascimento, nascido em Aboim das Choças, Arcos de Valdevez, é um novato mas já experiente na arte dos sabores. Depois dum estágio como cozinheiro no Monte Prado Hotel em Melgaço, regressou á terra natal, liderando a cozinha da Taberna da Benda, na freguesia de Prozelo, próximo da vila.  No seu currículo, salientemos também a colaboração com o Chef Michelin Vítor Matos, designadamente num jantar de lampreia que reuniu vários apreciadores e especialistas.

Rui Melo

Para além de engenheiro civil, é também um técnico na cozinha, mormente ao fim de semana para a família, amigos e em deslocações ao estrangeiro. Rui Melo integrou o grupo de Chefs e restaurantes na promoção da enogastronomia do Minho e Douro  (Ponte de Lima, Vila Verde, Guimarães, Porto, Póvoa de Varzim e Tabuaço) no Parlamento Europeu, Bruxelas, a 2 de Abril do ano passado para trezentos convidados, por iniciativa do eurodeputado da comissão de Ambiente, Segurança Alimentar e Saúde Pública, Dr. José Inácio Faria.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Covid-19: Conselho Científico diz que "epidemia está controlada" em França https://t.co/HbpUhjvV7g
Executivo caminhense aprova contas positivas do ano de 2019 https://t.co/1sW2qOpJNE
PONTE DE LIMA TEM O 14º MELHOR VIOLINISTA MUNDIAL! https://t.co/6QS6c14puD
Follow Jornal das Comunidades on Twitter