DE PARIS E BRUXELAS, AO BACALHAU NO RESTAURANTE FÁTIMA AMORIM

ID:N°/ Texto: 4395
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A promoção da gastronomia de Ponte de Lima na Europa nos últimos anos, especialmente na Bélgica e França, tem permitido um retorno desse investimento!

Um dos promotores dos principais pratos típicos do concelho, tem sido D. Fátima Amorim, proprietária e cozinheira do restaurante com o mesmo nome na freguesia da Correlhã.

Com a quadra natalícia à porta, as reservas de mesa permitem também uma maior divulgação dos menús tradicionais da casa, especialmente o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, e o Bacalhau “á Fatinha”.

Esta última proposta do conhecido restaurante dirigido pela mãe e os filhos, Paulo e Miguel Amorim, tem agora honras de reservas a quase dois mil quilómetros de distância!

Referimo – nos ao apetite de luso – franceses residentes na região de Paris e em Órleães, e também franceses de férias em Portugal, que no decorrer da semana vão participar em convívios com o Arroz de Sarrabulho, ou em maior escolha, o “fiel amigo “à mesa. Mas, também da capital belga há dezenas que escolhem, recomendem ou repitam com amigos, esse ícone da Carta nesta época do ano, aquando de gozo de férias pela Minho, sua região de origem, vincou a gerência.

Trata-se do já consagrado Bacalhau á Fatinha, como que uma homenagem da sua própria autora, que desde os seus dez anos anda de volta de tachos e panelas, de saberes e sabores do mundo da culinária!

Escutemos, em rápidas linhas a mestra na cozinha, falar da sua especialidade:  é um lombo de bacalhau, molhado por nós numa pia própria, coberto com fatia de fiambre e queijo, que acompanha com puré de batata, tudo gratinado no forno. Completa o prato, verduras como couves, feijão verde ou grelos cozinhados no ponto, e tiras de pimento vermelho por cima de tudo.

Recordemos, que um grupo de restaurantes limianos já organizou ou colaborou nos últimos quatro anos, na confecção de mais de 3500 doses de Arroz de Sarrabulho ou Bacalhau de Cebolada na Europa, a pedido ou convidados para a Bélgica, França e Luxemburgo. Para além do Restaurante Fátima Amorim, participam do projecto os colegas: Casa de S. Sebastião, Sonho do Capitão, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Cozinha Velha, além de parceiros em ingredientes e vinhos: a MinhoFumeiro, e Loureiros da Casa da Cuca e Vila Antiga.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Interrupção na rede da STIB após o dia nacional de ação a 28/1 https://t.co/Vz40vms97a
Prisão preventiva para dois assaltantes perigosos em Cabo Verde https://t.co/3chvQ0u20a
OE2020: PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto https://t.co/zPdWmlmPFK
Follow Jornal das Comunidades on Twitter