FOLHADÃO DE ALHEIRA DE GALO, APRESENTADO PELA PASTELARIA DOCE ENCONTRO (Ponte de Lima)

Previous Next
ID:N°/ Texto: 4387
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As propostas de novas sugestões de doces e salgados na Pastelaria Doce Encontro, à entrada de Ponte de Lima, freguesia da Feitosa, sucedem-se!

Desta vez foram três versões ou tamanhos dum novo produto salgado, a partir da utilização da Alheia de Galo produzida pela MinhoFumeiro, na Correlhã, também concelho limiano.

O Chef Bruno Alves, apresentou a um grupo de convidados e painel de provadores, o Folhado, Folhadinho e Folhadão, de Alheira de Galo.

O final da tarde de Sábado último foi assim ocupado para degustar novas delícias da casa, molhadas com Loureiro Vila Antiga, produzido pelos irmãos Pereira Lima da Correlhã, um branco já galardoado com medalha de prata na Feira dos Vinhos Verdes e Produtos Regionais em 2017, recordemos. A prova iniciou-se com os folhados da alheira mui medalhada com ouro na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, com baixo teor de gordura e selecção de carne de galináceos. O petisco elaborado com massa folhada do tipo brioche, também envolvida em maçã e outro segredo, deliciou os comensais.

Mas na mesa outras iguarias estavam à prova: a Bôla de carnes, também ela recheada de material da Minhofumeiro: lombo do cachaço, outro de paio, salpicão, tudo adicionado com frango e queijo.

Convidado para a degustação, o colega Chef Vítor Lima, contemplou o grupo com duas variantes do já famoso Folar Limiano: um, com massa molhada com a cerveja artesanal 1163, e outro com o néctar acima referido, esse Loureiro rótulo Vila Antiga, ambos produtos fabricados na Correlhã.

Completaram ainda a mostra gastronómica, os doces da época, como o Bolo Rei tradicional, o de chocolate, o Rainha e o Pão de Ló de laranja.

Quanto ás apreciações e paladares eles foram positivos, a começar pelo líder: o jovem Chef de Cozinha, João Araújo, discípulo de Vítor Matos, Estrela Michelim estabelecido com o Antiqvm no Porto, (onde ele já trabalhou), assim como no Yetman em Gaia (preferido de Cristiano Ronaldo), e colaborador em serviços organizados em Macau e Barcelona; a Rainha das Vindimas do concelho de Ponte de Lima 2019, Mara de Castro, natural da Feitosa; António Sousa, Presidente da Assembleia de Ponte de Lima e Arca; César Trigo, Director Técnico de produtos vitícolas da Syngenta para a região norte e esposa, a fadista Raquel Rego, vencedora do concurso Gaia é Fado em 2018; Armando Melo, Chefe dos Bombeiros Voluntários locais, entre outros.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Últimos Tweets

O papel dos meios de comunicação social das comunidades portuguesas https://t.co/otgtBDZrof
Governo aprova para a Lusa 12,8 milhões de euros de indemnização compensatória https://t.co/CPihgmu1WP
Eutanásia: Não me surpreendeu a aprovação https://t.co/8EzjDIgf30
Follow Jornal das Comunidades on Twitter