O conhecido restaurante Sonho do Capitão, situado na freguesia da Correlhã, às portas de Ponte de Lima, recebe amanhã Sábado, 9 do corrente, um reputado Chef de Cozinha, natural da Aústria, ma s com longa experiência em Portugal e no mundo.

Trata-se de Thomas Egger, que vem de Ponta Delgada, Açores, com passagem por Ponte de Lima, seguindo no dia seguinte para Viena de Aústria.

O famoso GreenChef, pois só utiliza produtos naturais nos seus menús, produzindo ele mesmo em Portugal, azeitonas, azeite e vinho loureiro entre outras produções, é convidado do eurodeputado José Inácio Faria, da comissão de Saúde Pública e Segurança Alimentar para elaborar uma entrada com produtos limianos: espetada de alheiras de galo da Minhofumeiro, com outros enchidos adicionados, e uns segredos que lhe darão um sabor especial, afirmou Thomas Egger.

Mas, a ocasião será também momento para uma selecionada plateia limitada de provadores, opinar sobre essa iguaria e o novo doce de Ponte de Lima: a Maravilha do Lima. Esta especialidade, produzida na Pastelaria O Farinheiro, da freguesia da Seara, saída das mãos de Bruno Alves, tem uma cobertura de arroz doce, e um recheio composto de massa fina da Pão de Ló, crocante de maçã, noz, tudo regado com Loureiro da Casa da Cuca, de Moreira de Lima, medalhado com ouro em 2017.

Quanto ao Chef Thomas Egger, podemos informar que o seu nome e trabalho corre mundo! Na lista de clientes, estão entre outros o Bispo de Timor D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz, o actor Arnold Schwarzeneger, os Presidentes da República do Brasil e Portugal, apresentadores de TV como João Baião, Rita Ferro Rodrigues e José Figueiras, vários governantes da Aústria, onde colabora amiudamente com o mais famoso colega de cozinha. Referimo – nos a Simon Taxacher, premiado com duas Estrelas Michelin, e um dos 50 melhores cozinheiros do planeta! Ainda há um mês, a sua fama foi reconhecida em Espanha, ao receber o Prato de ouro, atribuído pelo Xantar (Feira Internacional de Turismo e Gastronomia) de Ourense.

De Ponte de Lima, o Chef Thomas Egger segue para a sua terra natal, como acima informamos, e a 17 e 18 de Março participa na Feira Mundial de vinhos – a Prowein - em Dusseldorf, Alemanha, regressando a Portugal para a organização do Baile Austríaco em Lisboa, no Convento do Beato a 13 de Abril. E outros eventos menores.
Esta será a segunda vez em apenas três semanas, que Ponte de Lima recebe mais um dos renomados mestres internacionais de culinária. Recordemos, que em 17 de Fevereiro, o Restaurante Fátima Amorim, próximo do Sonho do Capitão, teve á mesa a a provar o Sarrabulho, a nova Estrela Michelin de Portugal: António Loureiro, de Guimarães.

Nas vésperas de completar 57 anos de idade, o parlamentar desloca-se de Bruxelas, a convite do Motoclube Foz do Lima, de Viana do Castelo, cuja sede situa-se em Vila Franca do Lima, o palco do evento enogastronómico.

A partir das 20,00 h o menú típico do vizinho concelho será servido a todos os participantes, limitado a 150 presenças, trabalho de algumas horas duma equipa de proprietários e cozinheiros de conhecidos restaurantes do Sarrabulho em Ponte de Lima: Casa de S. Sebastião (S. Pedro de Arcos), Fátima Amorim e Sonho do Capitão (Correlhã), e Solar do Taberneiro (Ponte de Lima).

Antes, uns entreténs estarão disponíveis nas mesas: paio do lombo e chouriça de carne da medalhada Minhofumeiro e algo mais, enquanto se aguardam as travessas … Para encher os copos e tigelas, foram selecionados também tintos e brancos da região, nomeadamente Vinhão e Loureiro, adiantou a organização! Para sobremesa é aguardar o momento próprio!

José Inácio Faria, que nasceu nessa freguesia vianense, é actualmente eurodeputado pelo Movimento Partido da Terra, inscrito na família política PPE (Partido Popular Europeu), em Bruxelas.

Depois de Licenciado em Direito pela Faculdade de Lisboa, concluiu também uma Pós – Graduação em Direito do Ambiente, e encontra-se em fase de conclusão de Doutoramento em Direito Internacional Público pela Universidade de Cáceres. Foi Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, função que interrompeu para desempenhar a missão na maior casa da democracia do velho continente.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador Convidado
Pode ler mais sobre este colaborador
Artigos deste Autor:

Pub