FIM DE SEMANA DO BACALHAU DE CEBOLADA EM PONTE DE LIMA

ID:N°/ Artigo: 3398

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

No âmbito da programação anual do município, decorre amanhã e domingo vila de Ponte de Lima e arredores, o fim de semana gastronómico dedicado ao Bacalhau de Cebolada.

Trata-se de uma receita antiga, outrora muito comum aos dias de feira em Ponte de Lima, mas também em outros municípios da região, de acordo com pesquisas efectuadas há anos. Referimo-nos a Barcelos, Braga e Vila Nova de Famalicão, nos tempos em que agricultores de posses e outros mais, quando vinham ao mercado semanal (ou quinzenal), em negócios de gado ou compra de abastecimentos domésticos, abancavam pelo espaço comercial, em tasca ou taberna improvisada, ou, mais comodamente em restaurantes locais.

Assim, uma das formas mais populares de cozinhar o “ fiel amigo “ ´ é frito e com cebolada, e dizem os entendidos, regados com bom vinhão ou Loureiro, este fresquinho …
Portanto, caro leitor, tem dois dias para recordar a receita, degustá – la pela sede do concelho ou nas vizinhas localidades de Arcozelo, Correlhã, Feitosa ou mais além, pois são dezenas os restaurantes aderentes ao evento camarário e turístico!

De acordo com documentos dos arquivos municipais e da Santa Casa da Misericórdia, já em 1647 o consumo de bacalhau era de elevada percentagem. Cem anos depois, há registos da obrigação de bacalhoeiras de Darque, Viana do Castelo, abastecerem Ponte de Lima desse peixe, bem como no século XIX relatos de viajantes ingleses em suas obras inserirem o bacalhau entre petiscos ou refeições em Ponte de Lima.

Na literatura nacional, clássicos de renome, como Camilo, Eça de Queirós ou António Feijó, fazem a apologia do bacalhau e suas formas de o servir, registando também nomes de conceituados restaurantes ou hotéis das principais cidades onde o menú era excelente.


RECOMENDADOS PARA SI