SARRABULHO ESGOTOU EM PONTE DE LIMA E AJACCIO (CÓRSEGA)

ID:N°/ Artigo: 3337
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

É já conhecido como um prato internacional, motivo de convívios de familiares e amigos, o Arroz de Sarrabulho, ou Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, foi o mais procurado menú do último fim de semana na vila e arredores.

No pavilhão de feiras do concelho – Expolima – junto da capela de S. João, dois restaurantes serviram até à hora do lanche a famosa iguaria local, assim como em 50 outros aderentes ao evento.

As reservas sucediam-se, a procura duma mesa também, e muitos houve que levaram a refeição para comer em casa ou para acompanhar com o farnel de excursão ou caravanista, estacionados que estavam pelo areal e parques anexos!

Ponte de Lima vivia a 11ª edição da Feira do Porco e Delícias do Sarrabulho, uma ocasião para promover a sua especialidade gastronómica. E, comerciantes do sector da restauração afirmaram que “ foi o melhor ano de sempre “ pois centenas de doses ao almoço ou jantar foram servidas.

Mas, longe das suas raízes, a 1900 quilómetros de distância, o Sarrabulho de Ponte de Lima também esteve á mesa no Domingo!

A comunidade portuguesa radicada na Córsega, principalmente altominhotos, por iniciativa do Rancho Folclórico local, presidido por Clara Fernandes, natural de Refóios de Lima, (também sob sua iniciativa como dedicada cozinheira da iguaria ), mais de uma centena de emigrantes saborearam o Arroz de Sarrabulho.

A capital daquela ilha francesa – Ajaccio – associou-se assim á divulgação do nosso património limiano, nacional. A procura, intensa, esgotou o manjar tradicional, de tal forma que já foi marcada uma segunda edição, para 17 de Fevereiro, Domingo, e novamente com mãos à obra da conterrânea Clara Fernandes.

Mas, para garantir a autenticidade da receita mais que centenária, e face a mais inscrições (algumas renovadas já ontem), as principais miudezas para acompanhar a ementa vão seguir de Ponte de Lima, nomeadamente belouras e tripa de farinha.


RECOMENDADOS PARA SI