Cidade francesa geminada com Ponte de Lima - SARRABULHO JUNTOU 300 LUSO – PORTUGUESES EM VANDOEUVRE (Nancy)

ID:N°/ Artigo: 2434
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em menos de quinze dias, restaurantes de Ponte de Lima confeccionaram nada menos do que 600 refeições em França, com o prato típico do concelho como ementa, contribuindo assim para uma maior divulgação da gastronomia deste concelho altominhoto.

Depois de Drancy, no passado dia 7 de Outubro, município da periferia de Paris, situado a duas dezenas de quilómetros da capital, evento com coordenação da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos, desta vez foi no norte da França, a cidade de Vandoeuvre – Les – Nancy, localidade com 30 mil habitantes e geminada com Ponte de Lima, quem organizou o jantar – convívio de Sábado último, 21 do corrente.

A iguaria limiana – Arroz de Sarrabulho – foi confecionada naquela localidade que dista uma centena de quilómetros do Luxemburgo pelas proprietárias / cozinheiras dos restaurantes: Fátima Amorim, cujo espaço comercial tem o seu nome; Goretti Bezerra, do Sonho do Capitão, ambos na freguesia da Correlhã, e Cassilda Quezado, do Solar do Taberneiro, na sede do concelho.

Mas, para garantir a autenticidade da receita, foram transportados para França as miudezas ou ingredientes: mais de trinta quilos de belouras, tripa de farinha, chouriça sanguínea, outra de carne e paio do lombo, tudo produzido em freguesias limianas e de forma artesanal pela Minhofumeiro, estabelecida na Correlhã.

Também para que todo o trabalho das mestras e atendimento às mesas fosse rápido, foi necessário improvisar uma segunda cozinha, cuja segurança e funcionamento mereceram a supervisão do Chefe Armando Melo, dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

A coordenação de todo o evento esteve a cargo de Mário Lourenço, presidente da Associação de Amizade Portugal – França e também do grupo Ronda Típica de Vandoeuvre, coadjuvado por outros elementos directivos. De salientar a colaboração do município francês, em cuja sala de Festas decorreu a festa, com três centenas de apreciadores sentados, e no palco o conjunto musical – Enigma – que para a sua actuação percorreu quinhentos quilómetros, pois tem a sua sede em Orléans.

Entre o público participante no jantar, uma representação municipal, designadamente os vereadores Jean Pierre Becker, com os pelouros da Cultura, Geminações e Relações Internacionais, e Jean – Paul Bernard, da Animação, Mercado e Relações Públicas, para além do Presidente do Comité de Geminação Vandoeuvre – Ponte de Lima e vogais. Pelas restantes mesas, saboreavama iguaria, emigrantes e familiares originários do norte de Portugal, afincadamente de Monção, Valença, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Vila Verde, Braga, Guimarães e Vila Real.

Pub


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
19
22
23
24
25
26
28
29
30

Últimos Tweets

Comunicado - Candidatos do Partido Socialista em Bruxelas https://t.co/atitduTwYg
Victor Alves Gomes sou Candidato pelo PSD https://t.co/zRkzCg22Xd
SARRABULHO E BACALHAU DE CEBOLADA JUNTA EMIGRANTES EM PARIS https://t.co/wzD9URqAvw
Follow Jornal das Comunidades on Twitter