Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Trabalho de pintor português reconhecido em concurso online de galeria nova-iorquina

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 (Lusa) - Um quadro de um pintor português radicado no Canadá que retrata o meio rural e a agricultura em Portugal foi reconhecido num concurso de uma galeria online de Nova Iorque, confirmou hoje o autor à agência Lusa.

"A pequena agricultura era a forma de subsistência de muitas pessoas em Portugal. Produzia-se para consumo próprio e muitas das vezes os excedentes eram vendidos ou trocados por outros produtos. Assim e em especial nas pequenas aldeias, as pessoas carregavam esses mesmos produtos apregoando pelas ruas o que vendiam", afirmou Paulo Delgado, de 49 anos.

O quadro ‘Limões' do pintor natural de Tomar (distrito de Santarém), no Canadá desde 2010, foi reconhecido na categoria ‘Prata' no concurso internacional ‘Spring Edition Contest' é organizado pela Awesome Art Prizes reconheceu 10 obras.

O autor sublinhou que este seu trabalho "é baseado na etnográfica de um passado recente em Portugal" destacando que a "geometrização do fundo e as cores fazem sobressair a figura do primeiro plano" e ajudam a transmitir a calma dos pequenos lugares.

O prémio no valor de 2.000 dólares americanos (1.310 euros) será gasto em serviços de promoção do próprio artista.

"É importante porque é feito por profissionais que conhecem o mercado e a maneira mais eficaz de chegar me apresentar como artista, digo eu. Mas mesmo que não me traga grandes resultados no futuro pelo menos o prazer de o fazer e orgulho de ter o trabalho reconhecido ninguém mo tira", justificou.

Com uma carreira amadora na pintura com mais de 20 anos, Paulo Delgado explora a etnografia africana e portuguesa e mais recentemente a etnografia aborígene das tribos da costa oeste do Canadá.

Em 2018 dois dos trabalhos do autor foram escolhidos pela Sociedade Canadiana de Artistas para uma Exposição online.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Covid-19: Portugal de fronteiras abertas garante que não há entraves à vinda dos emigrantes https://t.co/4iHw0l3eK2
Águas do Alto Minho: 4 meses sem factura e uma nova administradora https://t.co/4bWiCJd4Ox
É hora de Reagir https://t.co/UMEJQECBSG
Follow Jornal das Comunidades on Twitter