Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Ao ritmo das concertinas e abrilhantado com a atuação do cantor Luis Filipe Reis

ID:N°/ Texto: 4634
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A “salle Communale” de Onex, em Genebra, esgotou no dia 15 de fevereiro   para   celebrar o 3° Aniversário do mais recente grupo folclórico de Genebra.

Apesar dos cerca de 2000 km que nos separam desse nosso lindo Portugal, o público foi recebido num   ambiente de extremo convívio por  toda a organização, onde a decoração da sala e a gastronomia davam a ideia de realmente estarmos numa casa bem portuguesa.

O rancho folclórico "As alegrias do norte" é formado por cerca de 45 elementos, sendo o atual presidente José Manuel.  Representam a etnografia e  riqueza cultural do norte,  desde o Alto e Baixo Minho, Trás-os- Montes, e Douro Litoral, com representação de cada região do país com suas danças e cantares próprios. Têm já no seu reportório diversas atuações na Suiça, assim como também em França, Luxemburgo e  Portugal.

O evento teve ínicio às 20 h, animado por um trio de concertinas do rancho folclórico anfitrião, composto pelo Kylian, a Raquel e o Diogo.

Seguiu-se depois a atuação de outro grupo da casa: o "Grupo de Cavaquinhos  Alegrias do Norte", formado por 9 elementos, com apenas um ano de existência, tendo sido fundado com o grande entusiasmo de Joaquim Reis, um elemento muito colaborador e acarinhado por todo grupo.

O evento terminou já a altas horas da madrugada, com a atuação do cantor romântico Luís Filipe Reis.

Em entrevista ao nosso jornal, o cantor natural da Guarda dizia "sentir-se muito contente de atuar para a comunidade portuguesa pois ele também fora emigrante em França, onde iniciara a sua carreira  já há mais de 35 anos,  daí escrever muitas canções dedicadas aos emigrantes".

Autor de grandes sucessos como por ex:   Alma cigana" , "Amor de Verão",  " Se queres um beijo meu", entre outros, tem atuado pela Austrália, África do Sul, EUA, Canadá, e por inúmeras vezes em França, tendo previsto espectáculos em breve para o Luxemburgo.

Revelou ao nosso jornal em primeira mão  que sairá em maio um novo Cd, com ritmos  ciganos, que contará com a ajuda de dois músicos do célebre grupo "Gipsy Kings".

A direção do rancho folclórico "As alegrias do norte" estava satisfeita com o sucesso do evento e empenho de toda a sua equipa e manisfestou no fim  um  carinho muito especial para com o Grupo Dinâmicos que, apesar de não ter podido atuar, por questões de timing,  tratou de toda a sonorização e iluminação com exemplar profissionalismo.

            O nosso jornal deseja a todos estes grupos  continuação de muitos sucessos, na divulgação do que de melhor temos: as nossas tradições, usos e costumes.

Augusto Lopes
Autor escritor / colaborador / correspondente
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Contactar o Autor via : Webmaster  Perfil: Info

Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Covid-19: Internamentos hospitalares e casos graves aumentam em França https://t.co/CE7c5ogVXK
Covid-19: DGS e PCP começaram reuniões sobre "Avante!", decisões serão apenas técnicas - Sec. de Estado https://t.co/l10eAOL2JC
Covid-19: DGS e PCP começaram reuniões sobre "Avante!", decisões serão apenas técnicas - Sec. de Estado https://t.co/P76HY5Jub6
Follow Jornal das Comunidades on Twitter