Filme EMPATE novamente em Bruxelas

ID:N°/ Texto: 4285
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Depois de uma sessão que marcou o lançamento do Cine Luso 2019 no Parlamento Europeu a convite da Deputada Marisa Matias na presença do diretor do filme e de Angela Mendes, o filme volta a ser exibido na abertura da edição 2019 no dia 15 de Outubro, no Kinograph/SeeU, às 19h00 com intervenção de Sebastien Snoeck do Greenpeace International /BE.

O filme Empate, de Sérgio Carvalho fala sobre a luta do ativista brasileiro Chico Mendes na floresta Amazônica, cuja estratégia lhe custou a vida. O ativista que foi assassinado em 1994 deixou um importante legado na proteção das florestas. A atual situação do Brasil coloca de novo em evidência a necessidade de retomar o front em defesa do meio ambiente, face às políticas adotadas de apoio à exploração da Amazônia e a perseguição aos povos tradicionais das florestas.

Em 2019 os companheiros do Chico Mendes do extrativismo da borracha, também presentes no filme, retomam a luta, dessa vez com os povos indígenas. 

BRASIL NA LISTA DOS MAIS PERIGOSOS PARA OS AMBIENTALISTAS

O Brasil é um dos países que mais mata ativistas ambientais no mundo segundo balanço da ONU - Pelo menos 164 foram mortos em 2018 por defender suas casas, terras e recursos naturais contra projetos de mineração, florestais ou agroindustriais.

(https://www.globalwitness.org/documents/19766/Enemies_of_the_State.pdf )

“É um fenômeno visto em todas as partes do mundo. Os defensores do meio ambiente e da terra, dos quais um número significativo são representantes dos povos indígenas, são considerados terroristas, criminosos ou delinquentes por defenderem seus direitos”, denuncia no informe Vicky Tauli-Corpuz, relatora especial sobre os direitos dos povos indígenas da ONU.

“Esta violência supõe uma crise para os direitos humanos, mas também uma ameaça para todos aqueles que dependem de um clima estável”, acrescenta

>>> Kinograph, Av. de la Couronne, 227 B.H – SeeU - 1050 - +32 494 87 48 68

 


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Documentário sobre a lendária pianista cabo-verdiana https://t.co/vpC4sn4kXA
Bruxelas: Aula-conferência na Universidade Livre https://t.co/95M0fRl5Rw
ANIMAIS - 15 ANOS SEM PAREDES https://t.co/DEYO7cg7aw
Follow Jornal das Comunidades on Twitter