Guarda divulga candidatura a Capital Europeia da Cultura em Paris

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Lusa) - A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que vai divulgar a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027 em Paris, de sexta-feira a domingo, no âmbito da participação na Festa das Vindimas de Montmartre.

"Sendo a diáspora o tema agregador desta candidatura, a participação num dos mais importantes eventos da capital francesa, onde é residente uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, merece a maior relevância", justifica a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura será apresentada no sábado, numa sessão/debate a realizar no ‘Auditorium de l'Hôtel de Ville Paris', das 10:00 às 12:00 (hora local), pelo vereador da cultura Victor Amaral.

Na mesma sessão, o coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro, apresentará o projeto do Geopark Estrela, cuja candidatura foi recentemente aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais.

De acordo com a nota, na sessão de abertura da iniciativa marcarão presença o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, o vereador com o pelouro dos Assuntos Europeus na Câmara de Paris, Hermano Sanches Ruivo, e o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres-Pereira.

Após a iniciativa, segue-se uma degustação de produtos endógenos da região da Guarda, como pão, enchidos, vinho e queijo Serra da Estrela, entre outros.

"A participação da Guarda nesta iniciativa visa promover uma parceria com a ‘Mairie' [Câmara] de Paris e outras autarquias da região, no quadro da candidatura a Capital Europeia da Cultura", segundo o comunicado.

A Festa das Vindimas vai decorrer junto à Basílica de Sacré Coeur - Montmartre, em Paris, e a participação do município da Guarda é feita em parceria com o município de Figueira de Castelo Rodrigo.

A comitiva da Guarda irá também participar, no sábado, ao final da tarde, na Gala da Lusofonia 2019, onde será referida a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

Segundo a fonte, a candidatura da Guarda é "de âmbito regional e transfronteiriço", envolvendo 17 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, do Douro, da Associação das Aldeias Históricas e das Aldeias de Xisto, assim como autarquias e instituições de Espanha.

O Parlamento Europeu aprovou em 13 de junho de 2017 a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura de 2020 a 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

UNIÃO EUROPEIA MOTIVOU PALESTRA NA ESCOLA ANTÓNIO FEIJÓ (Ponte de Lima) https://t.co/hLgZ4CKNzE
UNIÃO EUROPEIA MOTIVOU PALESTRA NA ESCOLA ANTÓNIO FEIJÓ (Ponte de Lima) https://t.co/a317m07BZ2
Aulas na Secundária de Caminha transferidas para contentores https://t.co/SjYOR2ki1C
Follow Jornal das Comunidades on Twitter