Exibição Especial do Filme Empate.

ID:N°/ Texto: 4120
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Apoiado pela eurodeputada Marisa Matias, o evento contou com a presença do realizador Sérgio de Carvalho e Angela Mendes, filha do activista assassinado, Chico Mendes apresentado a 2 de Abril deste ano em Bruxelas no PE (Parlamento Europeu) , volta a ter Exibição Especial na Casa Ninja Lisboa hoje 28 de Agosto.

O filme EMPATE dirigido por Sérgio de Carvalho, produção da Saci Filmes é um documentário que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80, no Estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazónia e no resto do mundo.

Na voz de Chico Mendes, assassinado há 30 anos, por denunciar a destruição da floresta Amazónica: O que é um empate? “É uma forma de luta que nós encontramos para impedir o desmatamento. A gente se coloca diante dos peões e jagunços, com nossas famílias, mulheres, crianças e velhos, e pedimos para eles não desmatarem e se retirarem do local. Eles, como trabalhadores, a gente explica, estão também com o futuro ameaçado.

E esse discurso, emocionado sempre gera resultados. Até porque quem desmata é o peão simples, indefeso e inconsciente”. SINOPSE “EMPATE” é um documentário que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80, no Estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazónia e no resto do mundo.

O que é um empate? “É uma forma de luta que nós encontramos para impedir o desmatamento. A gente se coloca diante dos peões e jágunços, com nossas famílias, mulheres, crianças e velhos, e pedimos para eles não desmatarem e se retirarem do local. Eles, como trabalhadores, a gente explica, estão também com o futuro ameaçado. E esse discurso, emocionado sempre gera resultados. Até porque quem desmata é o peão simples, indefeso e inconsciente. ” (Chico Mendes. Jornal do Brasil, 13 dias antes de seu assassinato)

FICHA TÉCNICA

Direção: Sérgio de Carvalho

Produção Executiva: Diego Medeiros e Talita Oliveira

Direção de Produção: Juliana Barros

Roteiro: Sérgio de Carvalho e Beth Formaggini

Direção de fotografia: Leonardo Val (ADF) e Pablo Paniagua

Som: Marcelo Noronha

Montagem: Lorena Ortiz

Pesquisa: Beth Formaggini

Mixagem: Ariel Henrique

Trilha Sonora: Felipe Kim

Desenho de som: Leo Bortolin

Personagens: Assis Monteiro, Gomercindo Rodrigues (Guma), João Martins, Marlene Mendes, Sabá Marinho e Raimundo Barros (Raimundão)

Ano: 2019

País: Brasil

Gênero Documentário

Duração: 90 minutos

SOBRE O DIRETOR

Sérgio de Carvalho é formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Diretor, produtor e escritor, atualmente é também secretário Municipal de Cultura da cidade de Rio Branco-AC.

Filmografia:
– Awara Nane Putane, – Brasil – 15 minutos – 2012 – Animação

– O Olhar que vem de dentro – Brasil – 13 episódios de 13 minutos – 2018 – Série documental para TV

– Nokun Txai – Nossos Txais – Brasil – 13 episodios de 26 minutos – 2018 – Série documental para TV

– Sabá – Brasil – Documentário – 16 minutos – 2018 (Com informações assessoria)

Entrevista a Sérgio de Carvalho

Entrevista a Sérgio de Carvalho from LP-PCL / ASBL .


RECOMENDADOS PARA SI

Últimos Tweets

Luís Montenegro em Bruxelas ESTAR NO LUGAR CERTO, COM AS PESSOAS CERTAS https://t.co/blv2z7xqmJ
CERVEJA JUNTA 300 BRASILEIROS EM PONTE DE LIMA https://t.co/NwJXDoXdPG
Meixão, o ouro do rio Minho https://t.co/AaOORb3lU6
Follow Jornal das Comunidades on Twitter