Irá realizar-se o concerto de música erudita portuguesa no dia 26 de abril, pela pianista Inês Filipe, no Atelier Marcel Hastir, com interpretação de obras de grandes compositores estrangeiros e portugueses, com o objetivo de internacionalizar novos talentos portugueses, promover a música erudita portuguesa e o contato com músicos e compositores europeus.

Inês Filipe
Biografia Artística

Iniciou os estudos musicais aos 9 anos de idade. Ingressou no Conservatório de  Música de Aveiro no ano lectivo 2004/2005, na classe da Professora Patrícia Sousa. Concluiu o curso supletivo de Piano no Conservatório de Música de Aveiro em 2014 com 20 valores de classificação final de piano. Paralelamente aos estudos musicais frequentou curso de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, terminando a licenciatura no ano 2014.

Representou a escola artística Conservatório de Música de Aveiro em intercâmbios com diversas escolas como a Academia de Música de Espinho, Conservatório de Música do Porto, Academia de Música de Leiria, como também com as escolas Markgrafin-Wilhelmine (Bayreuth) e Escola Profissional de Música de Toledo.
Participou nos seguintes concursos de piano: Concursos Internos de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, XI (categoria C) – 2º prémio (sem atribuição de 1º), XII (categoria C) – 2º prémio, XIII (categoria C) – 2º prémio e prémio de compositor português, XIV (categoria B) – 1º prémio ex-eaquo, XV (categoria B) – 2º, XVIII (categoria A) -2º ex-eaquo (sem atribuição de 1º). Participou nos seguintes concursos Nacionais: Elisa Pedroso 2009 (categoria B)- 2º prémio (sem atribuição de 1º), IV Prémio Nacional Elisa pedroso (Categoria A) – 1º premio e prémio Elisa Pedroso (melhor performance), VII Concurso Nacional Paços Premium (categoria A) – 2º prémio (sem atribuição de 1º), XV Concurso Internacional Cidade do Fundão (Nível Superior) – 3º prémio, London Grand Prize Virtuoso 2017 (Categoria Sénior) – 1º
prémio, Prémio Interpretação Frederico de Freitas 2017 – 1º prémio ex-eaquo.

Foi seleccionada para actuar a solo nos Dias de Música em Belém (no CCB) em 2009 e 2011. Em 2012 foi seleccionada para a orquestra OJ.com. Apresentou-se a solo na Casa da Música no âmbito dos “100 Pianistas para a Dona Helena” em 2013. Participou na Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) 2012 e 2013 tendo sido laureada em 2012 com o Prémio Antena 2 – tendo-se posteriormente apresentado num Recital a solo gravado e transmitido em directo para a Antena 2. Actuou em Abril de 2017 na Elgar Room (Londres) no âmbito do prémio London Grand Prize Virtuoso 2017. Participou também no festival PianoPorto 2017 e ainda no festival MusicAlp 2017 (França). Participou no ciclo “Hands on Piano 2018”, realizando um recital inteiramente dedicado a obras contemporâneas de compositores portugueses.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018 interpretando o Concerto para piano de M. Ravel em Sol. Ao nível de música de câmara, pertence ao ArsisTrio, grupo formado em 2017 com o violetista Francisco Lourenço e clarinetista Ângelo Santos. Trio este que trabalha com regularidade com o professor António Pereira. O Arsistrio já realizou várias master classes com professores como Ana Bela Chaves e António Figueiredo, e recebe também conselhos do pianista e pedagogo Fausto Neves. Apresenta-se publicamente de forma regular em locais como a Universidade de Aveiro, Capellades-Barcelona, entre outros. ArsisTrio foi recentemente seleccionado para participar no ciclo de concertos “Musica als Parcs 2018” em Bercelona.

Participa regularmente em Master Classes de piano, tendo trabalhado com os professores Jaime Mota, Paulo Oliveira, Fernando Rossano, Constantin Ionescu-Vovu, Constantin Sandu, Luís Pipa, Boris Berman, Josep Colom, Paul Badura-Skoda, Luiz de Moura Castro e Aquilles Delle Vigne. Concluiu em 2017 a Licenciatura em Performance de Piano com elevada classificação, na classe do Professor Fausto Neves na Universidade de Aveiro. Paralelamente ao trabalho que continua a realizar com o professor Fausto Neves, encontra-se também a realizar no presente ano lectivo pós-graduação em performance de piano clássico no Conservatori Superior Del Liceu Barcelona, na classe do pianista Josep Colom.


Pub