quarta-feira, 31 maio 2023

Vinho português à conqu…

maio 30, 2023 Hits:764 Opinião

Esta Raça de Ser Portist…

maio 29, 2023 Hits:522 Opinião

Conceitos Marcelistas

maio 25, 2023 Hits:158 Opinião

As correrias da Bia ou a …

maio 24, 2023 Hits:1583 Crónicas

Sou Galamba

maio 24, 2023 Hits:1087 Opinião

Esta vida de marinheiro

maio 22, 2023 Hits:908 Opinião

Josué

maio 21, 2023 Hits:733 Opinião

Saudades de casa

maio 21, 2023 Hits:1170 Crónicas

Não há pastelaria como …

maio 21, 2023 Hits:1751 Crónicas

Vício vencido, a liberda…

maio 20, 2023 Hits:1325 Opinião

Brindemos com vinho verde…

maio 20, 2023 Hits:1612 Opinião

Darth Vader à Portuguesa

maio 10, 2023 Hits:740 Opinião

Mais um dia em Elvas

maio 10, 2023 Hits:1057 Apontamentos

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Um Ano Depois!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

ETERNAMENTE GRATO
Um Ano Depois!

Passou exactamente um ano desde a sua morte; nada é como dantes... Pouco passava do meio-dia e o sol não tinha o mesmo brilho; pairava no ar uma certa melancolia, de mão dada com a mágoa de perder alguém a quem se quer muito.

Por dedução de natureza humana, parecia que o mundo se abatia sobre a alma amargurada. Cruzavam-se razões, ideias e pedaços de vida partilhada; uma turbulência psicológica que foi preciso gerir com inteligência e sabedoria! Havia que manter a serenidade e alguma observância, sem nunca descurar do essencial. E assim foi, há já um ano!

Entendido à luz da fé e da esperança, tal desenlace acabaria por ser presságio de libertação, onde encontrou indulgência e paz. Foi o retorno natural à casa do Pai, onde não existe nem dor, nem tempo, nem espaço. Homem de fé, deixou-nos consistente legado moral, com exemplos únicos de solidariedade e valorização social; pela sua acção e compromisso, pela entrega a coisas e causas.

A sua humildade e sentido de justiça, eram implacáveis e dava para confundir os mais avisados; até o padre da freguesia se desviou da sua sabedoria e testemunho de vida! Contador de histórias, de contacto fácil e atraente, não pactuava com a hipocrisia; afastava-se da maledicência, rejeitava a improbabilidade! Recusou estar dependente, incomodar, atrapalhar, quem quer que fosse; e assim foi até ao final da sua vida na terra!
Personalidade audaciosa, não agradou a toda a gente, nem podia agradar; a perfeição é um caminho árduo e acontece quando a desejamos com zelo e paixão! Todavia considerava que o importante não era o que outros pudessem pensar e/ou até julgar. O que importava mesmo, era a rectidão da linguagem e das acções; estar no seu lugar, de bem consigo mesmo e com os demais!

No assinalar deste primeiro aniversário da sua morte, importa ainda destacar a preeminência da sua integridade e vertente solidária. Do homem e bom pai, ficaram ainda extraordinárias recordações, que o tempo não apaga! Permanecem o afecto, a comunhão e um grande orgulho em ter tido aquele personagem como pai, amigo, confidente, companheiro; apanágio nem sempre aproveitado e valorizado por quem de direito! É caso para dizer: felizes os que enaltecem, em todas as circunstâncias, a vida e a memória daqueles que connosco fizeram e/ou  fazem caminho! Depois pode ser tarde demais...     

Certo é que a saudade continua a ter rosto, nome e memória! Exortado pela chama da fé e da comunhão fraterna, apoiado na (con)vivência e na aquiescência das evidências, continuo a ousar dizer que valeu a pena! Encontrando na força da gratidão a melhor razão de ser e de estar! Por tudo isso e muito mais, podemos dizer a uma só voz: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Descanse em Paz! 

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 345  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia