domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:47 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:91 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:177 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:371 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:166 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:171 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:519 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:430 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:102 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Sarrabulho e Bacalhau de Cebolada deliciaram Bruxelas (Café Portugal)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Dois anos após ter sido cancelado pelo surgimento da pandemia, o evento gastronómico anual organizado pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e o Café Restaurante Portugal em Bruxelas, concretizou-se, e com desejo de repetir!

Com centena e meia de comensais, a capacidade desse espaço disponível para a sua realização, sempre com a prestável disponibilidade do seu proprietário, Albano Figueiredo, o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima na noite de Sábado, e o Bacalhau de Cebolada no Domingo, reuniram á mesa uma parte da comunidade portuguesa na capital europeia, designadamente funcionários das instituições comunitárias e classe comercial. Entre as representações de entidades promotoras da boa comida e bebida presentes, salientemos a Confraria dos Vinhos de Portugal na Bélgica /Ordem de S. Vicente, e a Academia do Bacalhau.

Para a garantia da autenticidade do prato típico Pontelimense, deslocou-se á Bélgica o chef Paulo Santos da Casa de S. Sebastião em Ponte de Lima, acompanhado dos produtos únicos para o Sarrabulho: belouras, tripa de farinha, chouriça sanguínea; depois, na cozinha do Café Portugal, embrenhado nas panelas e tachos, segredos e algo mais, o icónico cozinheiro, contemplou todos os participantes inscritos naquele e no segundo ágape : o Bacalhau de Cebolada, composto por um lombo individual do dito, com média de meio quilo cada, acompanhado de batata frita, anéis de cebola, pimento e um molho especial.

Ao signatário esteve confiada a missão literária: esmiúçar as origens do prato cárneo limiano, com entrada nos cardápios em 1860, e esse Bacalhau de Cebolada tão ao gosto de nossos escritores; Eça de Queirós, por exemplo, refere o pitéu n´A Relíquia ou Correspondência, e António Feijó sugere- o nas suas missivas pessoais, que em lazer diplomático na capital, o degustavam no extinto Hotel Espanhol na baixa pombalina.

Tradição no consumo dos Limianos há quase quinhentos anos (1583) que há registos de comércio de bacalhau nos mercados de Ponte de Lima, não fosse o descobridor da Terra Nova também uma figura local: João Álvares Fagundes (1460? - 1522), a quem D. Manuel I em 22 de Março de 1521 concedera mercê da “capitania das terras que já descobriu ou vier a descobrir”, hoje parte do Canadá e Nova Escócia. 

Paulo Santos um “ embaixador” da gastronomia de Ponte de Lima!

Conhecedor, dedicado e sempre entusiasmado pelo que faz, o chef Paulo Santos é considerado o rosto principal dos convívios sociais e pantagruélicos dentro e fora do concelho! Paulo Santos esteve à conversa com Rui Ferreira para o Jornal das Comunidades.



Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 790 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia