domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:98 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:126 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Movimento Associativo Supera Dificuldades!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


“Não está fácil, mas vamos vencer!” As associações em meio imigrante sempre foram uma mais valia para as comunidades de portugueses, quer na Europa e/ou noutros continentes. Boas causas e outros tantos motivos, de empregar bem os tempos livres, de promover e dinamizar a cultura popular, a gastronomia, os usos e costumes, num profícuo convívio e partilha de valores lusitanos. O folclore e as tradições, a fé e a saudade, outras tantas razões para se implementar, in loco, pedaços daquilo que somos e temos! “Sabemos que não está fácil, mas com trabalho e união, com vontade, havemos de vencer”.

A chegada do vírus Covid’19 veio alterar quase tudo! Relegando para uma paragem forçada, todas as actividades e projectos, que também eram vontade de conviver, de partilhar e dar a conhecer. De joelhos ao chão, durante mais de dois anos! Sem eventos e por consequência, sem qualquer receita, e/ou suporte financeiro, sendo que os encargos, esses eram para continuar. Agudizavam-se as dificuldades, os apoios não surgiam. Algumas associações não resistiram à impiedosa realidade e sucumbiram, num caminho traçado, num golpe, de todo forçado. A outras valeu a força e a coragem, para superar tão dura prova. E algum pé de suporte financeiro. A esperança, que não morre, alimentou o espírito empreendedor de toda essa gente, obreiros e benfeitores junto da nossa Diáspora. A quem muito devemos e a quem felicitamos, pela altiva atitude, do sonho, da teimosia, de um permanente acreditar, no seu potencial de organização. Um orgulho, com as cores da nossa bandeira! 

Saídos desse tempo de duras restrições sociais, eis que o movimento associativo “renasce”, com a força do trabalho e da paixão pelas tradições, pela nossa própria indentidade. Voltam a organizar-se, com sucesso, as noites temáticas; os festivais de folclore estão de volta; os almoços e convívios; as festas e bailaricos, que recarregam baterias. Também já se programam alguns eventos futuros, com a festa de São Martinho na mira. Uma manifestação festiva e tradicional, que as comunidades portuguesas adoptaram, com os famosos magustos, castanha assada e vinho novo. Mas sobretudo a ocasião do reencontro, dos abraços e de muitas conversa avulsas. De convívio e amizade.

Também na Bélgica, assistimos a uma significativa retoma das mais diversas actividades associativas. Com destaque para a “segunda edição dos Sabores da Panela de Barro”, uma organização do Grupo Etnográfico O Ribatejo – Bruxelas. Um bom sinal e uma conquista. Um bom momento, cultural e gastronómico, em perspectiva.

Estão assim lançadas as bases de novos desafios, de novas aventuras e outras oportunidades. Pelo Movimento Associativo, pelas pessoas e pelos valores da nossa identidade! Sempre.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 549  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia