segunda-feira, 15 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:32 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:382 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:80 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:270 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:230 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:81 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:104 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:673 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Ministra de Estado Damares Alves reuniu com líderes brasileiros residentes na Suíça





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Cumprindo o programa de sua agenda oficial, a Sra. Ministra Damares Alves está na Suíça desde domingo, de forma a ouvir e apoiar a comunidade brasileira emigrante neste país, defendendo uma maior integração entre as ações praticadas pelo terceiro setor e o governo brasileiro.

O Consulado-geral do Brasil em Genebra recebeu, no passado dia 1 de março, a comitiva liderada pela Sra. Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O evento contou, ainda, com a presença de representantes de 25 organizações de voluntários que apoiam imigrantes brasileiros na Suíça e no Liechtenstein.

 O encontro foi promovido pelo consulado-geral brasileiro de Genebra em coordenação com o Conselho de Cidadania (CdC). Durante  cerca de três horas, a Sra. Ministra ouviu os representantes das organizações que apoiam emigrantes brasileiros e ajudam a promover a cultura junto à comunidade do país helvético.

Graças a este encontro, mediado pela Sra. Cônsul de Genebra, Susan Kleebank, que contou com a colaboração do Conselho de Cidadania da Suíça Romanda, todos puderam apresentar  seus projetos à Sra. Ministra e irão ser analisados, podendo ser apoiados ou replicados no Brasil.

Alguns dos presentes relataram dificuldades em obter qualificação profissional neste país europeu, pelo alto custo e concorrência por vagas de outras populações residentes. A ministra aproveitou, então, para informar que o Governo brasileiro  oferece várias alternativas de ensino à distância, de grande   importância  para os brasileiros aqui na Suíça: “Hoje temos cursos como o ˈQualifica Mulherˈ, por exemplo, que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. E ali temos a qualificação profissional para a pessoa que busca um emprego, como também o caminho das pedras para o empreendedorismo. Milhares de mulheres já se capacitaram”, afirmou.

Damares Alves também disse que pretende incentivar a criação do "Espaço da Mulher Brasileira" em Genebra, nos mesmos moldes daqueles já instalados em Roma, na Itália, e em Boston, nos Estados Unidos.

Presente à reunião, a secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, destacou a preocupação do Governo Federal sobre as relações de trabalho emigrantes brasileiros no exterior e disse que está trabalhando para que todos conheçam seus direitos: “Sei que muitos chegam aqui e acabam aceitando situações degradantes de trabalho, algumas até análogas à escravidão. É importante que vocês se informem sobre seus direitos e busquem apoio nas representações diplomáticas. Lá do Brasil estamos sempre prontos a atendê-los”, destacou.

O evento terminou mais tarde em ambiente  convivial  entre todos os representantes das associações e a comitiva da ministra.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Augusto Lopes
Author: Augusto LopesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 1462 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia