Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês

Mensagem de Natal do Senhor Embaixador de Portugal na Bélgica



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Caros compatriotas,

Caros membros da comunidade portuguesa e luso-descendentes que vivem e trabalham na Bélgica,

Caros amigos belgas,

No ano passado, por esta altura, dirigi-me a todos vós dizendo que normalmente, nesta ocasião, as palavras seriam sobretudo de alegria, mas que era importante começar por falar em coisas sérias.  

Este ano tenho que dizer o mesmo. A crise da covid-19 ainda está entre nós, e com novas variantes.  

Tanto em Portugal como na Bélgica continuam a ser realizadas campanhas de vacinação em grande escala.  

Aliás, Portugal é um dos países do mundo que está mais adiantado na vacinação dos seus cidadãos.

Porém, como sabemos aqui na Bélgica, e como os nossos familiares nos dizem de Portugal, enfrentamos agora uma nova vaga e uma nova variante do vírus, e precisamos de continuar a defender-nos dele. 

Temos que continuar a vacinar-nos, seja pela primeira vez, seja com a dose de reforço.  

A minha mulher e eu, por exemplo, recebemos a terceira dose no domingo passado.

Quanto mais de nós estivermos vacinados, mais nos poderemos proteger, proteger as nossas famílias, e proteger os outros. Vamos, portanto, espalhar essa mensagem e continuar esse esforço, para depois podermos ganhar também a recompensa, que é manter a nossa saúde.

É claro que se pode sempre ficar doente de alguma coisa, mas todos temos interesse, para não dizer a obrigação, de fazer o máximo para não apanharmos um problema de saúde que pode ser evitado: vamos tomar a vacina, vamos usar máscara, vamos fazer testes e vamos cumprir todas as regras de proteção. 

Caros compatriotas, 

Tanto eu como a equipa da embaixada temos mantido contactos regulares com a federação das associações portuguesas na Bélgica e as associações que a constituem, que estão a atravessar graves problemas de sobrevivência, porque a restrição de atividades imposta pela covid está a impedi-las de gerar receitas suficientes.

Apesar dos enormes esforços, sacrifícios e dedicação das suas direções e membros, não existe uma solução fácil, nem imediata para esse problema. É, porém, certo que a solução passará sempre pela dinamização e solidariedade do movimento associativo. 

A embaixada está totalmente consciente desta situação difícil, e empenhada em contribuir para a busca de soluções, em articulação com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que também acompanha este problema com toda a atenção. 

Quero, entretanto, pedir a todos e cada um dos membros da nossa comunidade que respondam ao apelo de solidariedade que acaba de ser lançado pela federação das associações portuguesas na Bélgica, e que, à medida dos seus meios, ajudem a angariar fundos para resolver os problemas mais urgentes.

Caros amigos, 

No primeiro semestre de 2021 Portugal exerceu a Presidência do Conselho da União Europeia. Apesar das circunstâncias muito difíceis, a presidência portuguesa alcançou resultados muito importantes. 

Alguns não se sentirão imediatamente no nosso dia a dia, mas posso dar-vos o exemplo de outro resultado que conhecemos todos: a atuação de Portugal foi essencial para a aprovação do passe covid que hoje todos levamos no telemóvel ou nas carteiras.

Olhemos agora mais para a frente 

Em Portugal Assembleia da República foi dissolvida, e a 30 de janeiro do próximo ano terão lugar as eleições legislativas. Os seus resultados vão determinar a constituição do próximo parlamento e a formação do próximo governo. 

Independentemente das circunstâncias políticas, estas eleições são normais em democracia, mais ainda, são a manifestação da nossa democracia, e por isso constituem um ato político e cívico da maior importância no qual todos nós, cidadãos eleitores, somos chamados a participar.    

Devemos assim prestar atenção às indicações que serão divulgadas para exercer o direito de voto na Bélgica.

Caros amigos, 

Aqui na embaixada manteremos uma ligação estreita com a grande e muito respeitada comunidade portuguesa na Bélgica:  

Os nossos compatriotas em todos os seus setores de atividade, 

As nossas associações e outras entidades que promovem interesses portugueses,

Os nossos representantes, 

As nossas escolas de português, 

Os nossos agentes culturais,  

Os nossos meios de comunicação,  

As nossas empresas,  

Os nossos comércios.

Caros compatriotas, 

Para além da assistência consular normal, ao balcão, por assim dizer, a secção consular tem de ocupar-se regularmente de situações verdadeiramente dramáticas, como foi o acidente que ocorreu em junho em Antuérpia, no qual faleceram quatro operários portugueses, ou ainda situações de violência conjugal, ou de abandono.

Em articulação com as autoridades portuguesas competentes, tudo faremos para dar o melhor apoio possível a esses compatriotas em estado de necessidade, e às suas famílias.  

E vou terminar:

Caros amigos, 

Ainda não é nesta quadra natalícia que iremos festejar como habitualmente, mas podemos sempre celebrar com muita alegria e também com muito cuidado. 

Tudo ajuda para que 2022 seja um ano mais seguro. 

Em meu nome, e em nome de todos os colegas da embaixada de Portugal, desejo-vos de todo o coração um natal feliz, e um ano novo com saúde, alegrias e sucessos! 

Boas festas!


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 187 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia